Avião deixou Londres com destino a Singapura sofreu com turbulência severa. Veja detalhes do que aconteceu no voo
O Ministério dos Transportes de Singapura divulgou nesta quarta-feira, 29, um relatório preliminar sobre o voo da Singapore Airlines marcado por uma turbulência severa. De acordo com o documento, o avião despencou 54 metros em apenas 4,6 segundos.
O acidente deixou um homem de 73 anos morto. A vítima fatal, que não teve sua identidade revelada, tinha histórico de doenças cardíacas, o que pode ter somado na fatalidade. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas, 28 estão internadas em hospitais na Tailândia.
A aeronave modelo Boeing 777, ocupada por 229 passageiros, fez um pouso de emergência no aeroporto de Bangkok após uma turbulência severa no último dia 21. Todas as pessoas que estavam sem o cinto de segurança foram arremessados para o teto ou compartimento de bagagens do avião.
“A aeronave sofreu uma mudança rápida na força G (…) e isso provavelmente fez com que os ocupantes com cintos de segurança não afivelados voassem. A aceleração vertical mudou de 1,5G negativo (cada 1G equivale à força da gravidade na Terra) para 1,5G positivo em 4 segundos. Isso provavelmente fez com que os ocupantes que estavam no ar caíssem de volta no assoalho”, diz trecho da avaliação.
Outra parte do documento deixa ainda mais evidente a gravidade da situação. “As súbitas alterações da força G ao longo dos 4,6 segundos resultaram em uma perda de altitude de 178 pés (54 metros), from 37,362 pés para 37,184 pés.”
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível observar que as máscaras de oxigênio saíram do compartimento e foram jogadas na parte superior dos assentos. A parte interna da aeronave ficou tomada por objetos, xícaras e talheres.
As equipes de socorro ficaram posicionadas no aeroporto de Bangkok após aviso do piloto por canais de transmissão. Após o pouso forçado, médicos e enfermeiros entraram no avião para socorrer as vítimas. O avião fazia o trajeto Londres e Singapura.