Principal reforço do Corinthians na temporada, Memphis Depay tem uma vida tão agitada fora do campo como tem nos gramados. Com estilo próprio, o atacante holandês já chegou ao Brasil mostrando que entende tanto de marketing como de fazer gols.
Não abriu mão de aparecer pela primeira vez em São Paulo com uma camisa da Puma, seu patrocinador pessoal de material esportivo que, por coincidência, é também fornecedor do Palmeiras, arquirrival do Corinthians.
Para agradar os torcedores que o foram receber no aeroporto, o jogador também exibiu o escudo do Corinthians desenhado nas trancinhas do cabelo. Também já mostrou estar ambientado ao Brasil e ter estudado o clube em que vai jogar. Gritou o tradicional “Vai, Corinthians!” para delírio dos fãs.
Reencontro
De certa forma, a chegada ao Brasil é um retorno. Memphis Depay já esteve anteriormente no país e até na Neo Química Arena, defendendo a seleção da Holanda, há dez anos, na Copa do Mundo 2014.
Reserva daquela seleção que derrotou o Brasil por 3 a 0 na disputa pelo terceiro lugar, Depay teve a chance de marcar duas vezes em gramados brasileiros, incluindo um deles na própria Neo Química Arena, em São Paulo. Foi o segundo gol na vitória sobre o Chile (2 a 0), ainda na fase de grupos do Mundial.
Na semifinal daquela Copa do Mundo, também disputada no estádio do Corinthians, Depay, então um promissor atacante de 20 anos do PSV, não entrou em campo. O jogo terminou empatado em 0 a 0, e a Holanda acabou eliminada nos pênaltis por 4 a 3.
Estilo
Memphis, como prefere ser chamado, já que o sobrenome lembra o pai ganês que abandonou a família, é um dos principais contratados da Puma.
A fábrica alemã de material esportivo se interessou pelo atleta não só pelo seu potencial de gols vestindo algumas das principais camisas do futebol europeu, como Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid, mas também pelo estilo inconfundível fora dele.
O jogador já lançou mais de uma linha de roupas em parceria com a marca alemã. Nela, Memphis coloca seu toque pessoal, como ao reproduzir sua comemoração característica: com os dedos indicadores nos ouvidos e os olhos fechados.
A imagem, famosa nos gramados europeus, reflete a ideia do atacante, profundamente religioso, de estar cego e surdo para o mundo e em conexão com Deus. “É algo que defendo quando estou em campo, mas que também levo comigo no meu dia a dia”, ressalta Memphis.
O atacante possui uma loja on-line oficial, na qual vende itens de sua coleção, incluindo uma característica faixa que pasosu a usar no cabelo nesta temporada, na fase de preparação para a Euro 2024, na Alemanha. O acessório custa R$ 64 e pode ser adquirido pelo torcedor brasileiro.
Nele há a misteriosa inscrição BADTTW, que é nada mais do que as iniciais de “Blind and Deaf To The World” (cego e surdo para o mundo), seu lema de vida.
Filantropo
Esse mantra de estar “cego e surdo para o mundo” também reflete o lado filantropo do holandês, que mantém uma fundação em Gana em que ajuda crianças cegas e surdas.
“Foi bom estar lá. Eu queria retribuir com algo, em vez de ir para Gana apenas para me divertir”, conta o jogador, que nasceu em Moordrecht, na Holanda, mas não nega suas raízes africanas.
“Sou agradecido pela saúde que tenho. O futebol, a diversão da vida, não é possível se você não estiver saudável. Todos deveriam estar gratos por isso. Cada vez que vou à minha fundação em Gana percebo isso. A saúde é o número 1. Sempre”
Memphis Depay, atacante do Corinthians
Músico
Outra faceta do atacante da seleção da Holanda é seu lado musical. Em 2017 iniciou carreira no hip-hop ao lançar “LA Vibes”, inspirado em Los Angeles. O clip da música teve mais de 150 mil visualizações horas depois de ser divulgado no YouTube.
No ano seguinte ele lançou, em colaboração com Winne e Nana Fofie e o produtor Rass King a canção AKWAABA, inspirada em Gana. No mesmo ano, o rapper divulgou No Love, canção inspirada no noivado que havia sido rompido com a modelo Lori Harvey, cuja letra se alterna entre inglês e holandês.
Em 2020, o rapper lançou Heavy Stepper, seu álbum de estreia, com nove faixas. Nele, uma das músicas se destaca: “2 Coríntios 5:7”. Mas ao contrário do que pode parecer inicialmente, o título não tem nada a ver com o Corinthians, seu clube atual, e sim com um versículo do Corintios, um dos livros que integram o Novo Testamento, da Bíblia.
O atacante conta que tem muitas músicas inéditas, que serão lançadas em um momento oportuno. De vez em quando entrega trechos dessas canções em transmissões que realiza através de suas redes sociais.
Simplicidade
Mas, apesar da carreira bem-sucedida nos gramados, na moda, nos negócios e na música, Memphis tem uma resposta bastante singela quando questionado sobre o que seria se não fosse jogador de futebol.
“Motorista de ônibus ou taxista. Algo simples. Para conversar com as pessoas”, ressalta.