Smartphone intermediário premium da Xiaomi se destaca por atrativos como câmera de alta resolução, bateria robusta e processamento eficiente; saiba tudo antes de comprar O Redmi Note 13 Pro 5G é um celular intermediário da Xiaomi que chegou ao Brasil no fim de janeiro deste ano e se destaca pelo custo-benefício. O smartphone é voltado para usuários mais exigentes, que precisam de um aparelho capaz de executar funções mais robustas, mas que ainda não estão dispostos a investir em um topo de linha. Para isso, o celular aposta em superlativos como câmera principal com incrível resolução de 200 megapixels (MP) e bateria de 5.100 mAh com suporte a carregamento turbo de 67W. Lançado por R$ 3.300, o modelo já pode ser encontrado por preços que partem de R$ 1.960 na Amazon.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Antes de fazer o investimento, no entanto, é preciso avaliar bem a ficha técnica do celular. Pensando nisso, o TechTudo listou cinco coisas que você deve saber antes de comprar o Redmi Note 13 Pro 5G. Os tópicos da lista foram definidos com base na experiência de uso do celular da Xiaomi. Vale ressaltar que a empresa não oferece suporte técnico para produtos comprados em importadoras, e que os preços citados no texto foram verificados em agosto de 2024.
Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom? Veja review do novo celular
📝 Redmi Note 11 4G travando ao sair de aplicativos: o que eu faço? Saiba no Fórum TechTudo
1. A câmera de 200 MP impressiona, mas as demais não tão úteis assim
O Redmi Note 13 Pro 5G se destaca pela câmera principal de 200 megapixels (MP). Com abertura maior do que a de muitas lentes de modelos topo de linha, a lente impressiona e entrega fotos com cores vivas e bem iluminadas, tanto diurnas quanto noturnas. Além disso, a alta resolução da câmera, aliada ao sensor grande (1/1.4″), permite ao Redmi Note 13 Pro 5G oferecer zoom de até 4x com qualidade óptica. Nos testes do TechTudo, a aproximação realmente ocorreu sem perda de qualidade.
Tamanha robustez, no entanto, não pode ser vista nos sensores auxiliares. A lente ultrawide de 8 MP, projetada para capturas com ângulo de visão ampliado (118º), não se destacou no review do TechTudo. As fotos saíram com menor alcance dinâmico, mais ruído e iluminação levemente prejudicada, devido à abertura menor da lente (f/2.2).
Conjunto de câmeras do Redmi Note 13 Pro 5G
Ana Letícia Loubak/TechTudo
Há ainda uma câmera macro de apenas 2 MP, feita para capturar detalhes de objetos próximos ao celular. Por mais que seja capaz de fazer fotos satisfatórias em boas condições de luz, a lente também não chama a atenção, já que a quantidade de detalhes das capturas fica comprometida pela baixa resolução. Também não há foco automático, o que dificulta o processo de captura.
A câmera frontal de 16 MP, por sua vez, entrega selfies nítidas de dia e à noite. Vale destacar que os resultados têm aspecto natural — diferente daquele blur exagerado ou pele esbranquiçada que vemos nas fotos de alguns celulares intermediários.
2. A bateria dura mais de um dia inteiro
A bateria de 5.100 mAh é um dos principais destaques do Redmi Note 13 Pro 5G. Nos testes do TechTudo, o celular resistiu por mais de um dia e meio longe das tomadas em uso moderado, o que inclui navegação em aplicativos de redes sociais, consumo de músicas em serviços de streaming e capturas ocasionais de fotos. Vale destacar que o Always On Display, que mantém a tela sempre ligada para exibir notificações e widgets personalizados, estava ativado.
Quando for preciso carregar o celular, o usuário também não terá problemas. O Redmi Note 13 Pro tem suporte ao carregamento turbo de 67 W, com carregador de mesma potência incluso na caixa. Assim, o smartphone atinge 50% de carga em 20 minutos, ou a carga completa em apenas 45 minutos.
Carregador ultrarrápido de 67W vem incluso na caixa do Redmi Note 13 Pro 5G
Ana Letícia Loubak/TechTudo
3. A tela é de alta qualidade
Como já é de praxe nos celulares intermediários premium da Xiaomi, a tela do Redmi Note 13 Pro 5G é de alta qualidade. O smartphone chega com display de 6,67 polegadas com tecnologia AMOLED CrystalRes, capaz de entregar cores vivas e vibrantes. Outro ponto que chama atenção é a taxa de atualização de 120 Hz, que permite maior fluidez durante atividades como jogos frenéticos e rolagem de feed pelas redes sociais. A tela traz ainda resolução 1,5k, de forma que as imagens têm altíssima nitidez.
Redmi Note 13 Pro 5G tem tela AMOLED CrystalRes 1,5k
Ana Letícia Loubak/TechTudo
O brilho da tela merece um destaque à parte. O display apresenta incríveis 1.800 nits em pico, o que é suficiente para manter a tela ultrabrilhante, mesmo em dias ensolarados. O nível é, inclusive, mais alto que o de muitos celulares topo de linha do mercado, como o Galaxy S23 Ultra (Samsung), cujo brilho máximo é de 1.750 nits. O visor chega ainda com bordas muito finas, o que melhora ainda mais a experiência de visualização, principalmente para a reprodução de vídeos.
4. O desempenho é fluido e eficaz
O Redmi Note 13 Pro 5G é equipado com o processador Snapdragon 7s Gen 2, da Qualcomm. O chipset octa-core é capaz de processar a uma velocidade de até 2,8 GHz e foi fabricado em um processo de quatro nanômetros — especificação que não costuma aparecer com frequência em celulares intermediários. Com isso, o celular é capaz de executar tarefas rapidamente e com ótima eficiência energética, sem necessidade de buscar recursos da bateria para executar atividades exigentes, como jogos.
Snapdragon 7s Gen 2, da Qualcomm
Reprodução/Xiaomi
A propósito, o Redmi Note 13 Pro se destaca por ter um modo dedicado exclusivamente aos jogos. Trata-se do “Game Turbo”, que permite aumentar a performance celular a partir de ações como limpar a memória ou liberar espaço no armazenamento, além de possibilitar o monitoramento da taxa de quadros por segundo da exibição. Trabalha com o processador uma memória RAM de 8 GB, que pode ser expandida em mas 8 GB, por meio do recurso “RAM Virtual”. O armazenamento, por sua vez, é de 256 GB.
5. Só está protegido contra respingos d’água
O Redmi Note 13 Pro 5G tem classificação IP54, que o protege contra poeira e respingos d’água de todos os lados por pelo menos cinco minutos. Assim, o smartphone pode ser usado durante chuvas, por exemplo, sem grandes prejuízos. Por outro lado, não é recomendado submergir o celular da Xiaomi. Se uma proteção mais robusta contra água é importante para você, pode ser interessante optar pelo Galaxy A54, da Samsung. O modelo está na mesma faixa de preço do Redmi Note 13 Pro e tem classificação IP68.
Redmi Note 13 Pro em mãos
Ana Letícia Loubak/TechTudo
Com informações de TechTudo
Saiba Mais
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de agosto de 2024.