Nova atualização, após a 14ª rodada, traz goleiros de Corinthians e Athletico no topo É comum que meias e atacantes, jogadores essencialmente decisivos, protagonizem listas de melhores de cada campeonato. Mas, quando o assunto são as revelações do Brasileirão 2024, os grandes destaques têm sido peças do sistema defensivo. Na nova atualização do ranking do GLOBO/EXTRA — que anualmente aponta os mais promissores da Série A —, o top 5 é composto por dois goleiros, dois zagueiros e pelo fenômeno Estêvão, do Palmeiras.
Vasco: cúpula da 777 não comanda mais clubes e nova controladora não tem interesse no negócio, diz Pedrinho
Novo dirigente do Vasco, Marcelo Sant’Ana fala em objetivos reais e pragmatismo
Depois de Almada no Botafogo, Textor faz a contratação mais cara da história do Lyon
Na lista que dá conta do desempenho até a 14ª rodada do Brasileiro, chama a atenção a dupla de goleiros Matheus Donelli, do Corinthians, e Léo Linck, do Athletico, nas duas primeiras posições. E eles têm sido importantes mesmo: Donelli, de 22 anos, assumiu as traves do Timão, na zona de rebaixamento, após a saída do ídolo Cássio e o imbróglio envolvendo Carlos Miguel; já Linck, de 23, dá continuidade à tradição recente do Furacão de revelar bons talentos para a posição.
O top 5 conta ainda com dois zagueiros que, apesar da idade (23 e 22, respectivamente), já transmitem boa dose de segurança. São os casos de Kaique Rocha, também do Athletico, e de Naves, do Palmeiras, que assumiu a titularidade por conta da convocação do paraguaio Gustavo Gómez para a Copa América.
Quem fecha o primeiro pelotão é o fenômeno Estêvão, já negociado pelo alviverde paulista com o Chelsea, para onde se transferirá tão logo completar os 18 anos. Hoje, tem 17. O atacante tem sido decisivo no sempre em evolução time de Abel Ferreira e deixa claro que tem tudo para se tornar protagonista da seleção brasileira no futuro.
As 10 maiores revelações do Brasileirão 2024 até a 14ª rodada
Editoria de Arte
COMO O RANKING FUNCIONA
Criado em 2017, o ranking de revelações do GLOBO/EXTRA, que premia sempre um jovem promissor ao fim de cada Brasileirão, tem, a partir deste ano, atualizações mensais e uma nova regra. A primeira “triagem” será feita a partir das notas atribuídas pelo Sofascore, plataforma de resultados e estatísticas do mundo da bola. Esses números consideram o desempenho de cada jogador partida a partida e permitirão a atualização mensal do ranking. Ao fim do campeonato, os 30 atletas com médias mais altas passarão para a segunda fase. E é aí que entra o painel de jornalistas e analistas táticos que desde 2017 participa da votação. Esse grupo irá além dos números para definir o ranking final.
Os critérios dos anos anteriores continuam: são elegíveis jogadores sub-23 (nascidos de 2001 para cá) que disputem ao menos um terço do campeonato nacional e que não tenham feito esse número de partidas em edições anteriores, independentemente da divisão ou da nacionalidade da liga.
Initial plugin text
Fonte