Que fim levou o Flogão? A rede social era a versão brasileira do Fotolog

Publicar fotos na internet no início dos anos 2000 não era tão fácil quanto agora, devido à pouca quantidade de sites que ofereciam esta funcionalidade e à lentidão da conexão, entre outros fatores. Antes das redes sociais como conhecemos, o Flogão era uma das plataformas que disponibilizavam tal recurso.

Lançado em 2004 pelo programador Cristiano Costa, o serviço de compartilhamento de imagens nasceu como uma versão brasileira do Fotolog, que começou a fazer sucesso dois anos antes. E não demorou para que ele ganhasse fama entre as pessoas à procura de uma página para compartilhar suas fotos.

As fotos publicadas no Flogão eram registradas nas antigas câmeras digitais, em sua maioria. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Entre os diferenciais para atrair mais usuários, vale destacar a ausência de limite de criação de contas e postagem de fotos. Enquanto o serviço norte-americano permitia apenas 500 novos perfis e uma imagem por dia na modalidade gratuita, a plataforma nacional não apresentava restrições.

A possibilidade de compartilhar fotos livremente colocava o site até mesmo à frente do Orkut, que inicialmente liberava 12 fotos por pessoa, sendo necessário apagar uma delas para colocar outra ao atingir o limite.

Além disso, o Flogão permitia personalizar o plano de fundo do perfil, usar GIF como foto principal e adicionar música.

Como funcionava o Flogão?

O Windows XP era o sistema operacional mais popular no auge do Flogão. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Usando o slogan “O Fotolog do seu jeito”, por causa da personalização, a versão brasileira funcionava de forma semelhante à original. Bastava criar uma conta, transferir as fotos da câmera digital para o computador e fazer o upload no site, processo que poderia ser demorado, pois a internet discada predominava no início da plataforma.

A imagem normalmente era publicada junto com uma descrição e a postagem recebia comentários, facilitando a interação entre os usuários. Também era possível seguir outros perfis e havia comunidades reunindo pessoas com interesses em comum, como fãs de bandas, futebol ou games.

Ou seja, o Flogão era uma rede social do início dos anos 2000, uma espécie de “ancestral do Instagram”, da mesma forma que o Fotolog. A plataforma nacional atingiu seu auge entre 2007 e 2008, quando alcançou 7 milhões de usuários ativos e 25 milhões de acessos mensais.

Com a popularidade, o site chamou a atenção de investidores e chegou a ser vendido para a startup Power.com em 2007. Porém, o negócio foi desfeito quatro anos depois e voltou a pertencer ao seu criador, Cristiano, no período em que o Orkut já surgia como a rede social preferida dos brasileiros.

Reduto de fãs de caminhões e do jogo Tibia

Conteúdos sobre caminhões dominaram o Flogão em seus momentos finais. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O Flogão passou a ter a concorrência cada vez maior do Orkut e do Facebook, que ganhavam novas funcionalidades de maneira recorrente e começavam a se adaptar aos dispositivos móveis. Além das plataformas com as quais já convivia, incluindo o Flickr, a rede brasileira ganhou um novo rival em 2010, o Instagram.

A partir da fuga dos usuários para as plataformas mais modernas das gigantes da tecnologia, o “Fotolog brasileiro” começou a ser utilizado por públicos específicos que tinham no site um lugar mais tranquilo para interagir. Em seus anos finais, o site era frequentado, basicamente, por fãs de caminhões e do jogo Tibia.

Por volta de 2014, a rede social estava dominada por esses grupos. No caso dos veículos pesados, as comunidades eram formadas por adolescentes e jovens, geralmente filhos de caminhoneiros ou apaixonados por esses automóveis, que se reuniam em postos de combustível e nas rodovias para fotografá-los e interagir com os motoristas.

Entre os flogueiros fãs de caminhões, perfis como “AlucinadosdaSC101”, “Elite Goiânia” e “Conexão 277” eram alguns dos mais famosos. Esse tipo de página já existia na plataforma na segunda metade dos anos 2000 e se popularizou ainda mais na década seguinte, ganhando a companhia dos jogadores de Tibia.

Apontada como a página mais acessada da história do Flogão, a conta “Dirrego” era dedicada ao game de RPG adorado pelos frequentadores de lan houses. Foram pelo menos 11 milhões de visualizações enquanto o perfil gerenciado pelo analista de sistemas, Diego Valverde Gerolamo, esteve no ar.

Por que o Flogão acabou?

O Flogão foi descontinuado após 15 anos no ar. (Imagem: André Luiz Dias Gonçalves/TecMundo)Fonte:  André Luiz Dias Gonçalves/TecMundo 

Assim como aconteceu com o Fotolog, o declínio do Flogão se deu pela falta de adaptação aos novos tempos. O layout criado para desktops e notebooks em 2004 não funcionava bem nas telas dos smartphones e o site sofria com bugs, dificultando a experiência dos usuários.

Mesmo com os problemas, a rede social brasileira durou mais que o Fotolog e o Orkut, e ainda contava com vários perfis ativos nos anos finais. Porém, os responsáveis pelo serviço decidiram encerrar o Flogão no dia 24 de junho de 2019, entristecendo as comunidades tibiana e de caminhoneiros.

Na mensagem de despedida, o site sugeriu aos usuários que se cadastrassem na página Meadd.com, que tem visual semelhante ao dos clássicos Flogão e Fotolog. Antes do encerramento, a empresa deu prazo para que as fotos armazenadas na plataforma fossem baixadas.

O Meadd ainda funciona, porém ao tentar acessar o site do Flogão em 2024 nos deparamos com o erro “Sua conexão não é particular”, não sendo possível saber se essa página possui relação com a plataforma original.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas