Quase metade dos eleitores avalia que ato bolsonarista não influenciará investigação da PF contra ex-presidente, diz pesquisa


Levantamento Genial/Quaest indica que a percepção de que o ritmo das investigações será acelerado é maior entre eleitores de Lula Quase metade dos brasileiros (48%) que sabiam sobre a manifestação de domingo passado em São Paulo, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, avaliam que o ato não vai influenciar nas investigações sobre o ex-mandatário e aliados. Os dados são de pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quarta-feira. A Polícia Federal apura a participação de Bolsonaro, ministros, militares e outros integrantes do seu governo em uma trama golpista após as eleições de 2022.
Por outro lado, 34% responderam que a manifestação deve acelerar o ritmo da apuração da PF. Outros 11% avaliam que ele será reduzido e 7% não sabem ou não responderam.
De acordo com a Genial/Quaest, a percepção de que o ritmo das investigações será acelerado diante da manifestação é maior entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (38%) do que entre os apoiadores de Bolsonaro (28%).
O resultado é inverso entre aqueles que disseram que o ato não terá influência. Essa foi a resposta de 44% dos que votaram no petista, ante 52% dos que apoiam o ex-presidente.
Responderam ter conhecimento sobre o ato na Avenida Paulista 53% dos entrevistados pela Genial/Quaest. Foram ouvidos dois mil brasileiros com mais de 16 anos de idade, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos e o nível de confiança é de 95%.
Levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira
Quaest
Impacto da manifestação
Na avaliação de 50% dos entrevistados que declararam saber sobre os atos, o ex-presidente sai mais forte da manifestação de domingo. O índice é maior entre evangélicos (60%), na faixa etária de 16 a 34 anos de idade (58%) e entre quem tem renda superior a cinco salários mínimos (56%). O mesmo entendimento é compartilhado por 20% dos eleitores de Lula e chega a 80% entre aqueles que votaram no ex-presidente em 2022.
Já 26% dos entrevistados com informação sobre a manifestação entendem que Bolsonaro terminou o ato mais fraco do que entrou. A percepção é mais latente entre aqueles com 60 anos ou mais de idade (43%) e entre eleitores de Lula (50%).
Levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira
Quaest

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas