Quase metade dos clubes da Série A ignoram Dia Internacional contra a LGBTfobia

O 17 de maio, que marca o Dia Internacional contra a LGBTfobia, contou com uma adesão maior em 2024, mas ainda segue sendo ignorada por quase metade dos clubes da Série A do Brasileirão.

Até o final da tarde de hoje, entre os 20 principais times do país, Atlético-GO, Corinthians, Criciúma, Cuiabá, Flamengo, Grêmio , Internacional, Juventude e Vasco haviam ignorado a data em suas contas oficiais de Instagram e X (antigo Twitter), as duas principais redes sociais de compartilhamento de mensagens e ações.

A adesão à campanha, porém, tem crescido entre os clubes brasileiros. Mais da metade deles fizeram postagem sobre o dia. A mais contundente foi a do Fortaleza, um dos clubes que costuma ser bem ativo em questões relacionadas aos direitos humanos.

“Em campo, nos esforçamos e damos o melhor de nós para alcançarmos pontuações cada vez maiores. Mas fora dele, existe uma outra tabela que merece, e muito, a sua atenção”, afirmou o Leão do Pici em sua conta oficial no Instagram.

“A violência contra pessoas LGBTQIA+ precisa parar e é com respeito que, também, podemos combater o preconceito. Respeite as diferenças. Sempre”, acrescentou o clube cearense.

Junto à postagem, o Fortaleza lembrou que o Ceará foi o segundo estado que mais matou pessoas LGBTQIA+ no Brasil em 2023, com 24 mortes, atrás apenas de São Paulo, que registrou 28 assassinatos segundo dados do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+ no Brasil.

Nordeste

A data não foi lembrada pelo maior rival do Fortaleza, o Ceará, que disputa a Série B do Brasileirão. Os demais times nordestinos na elite, porém, também destacaram a luta.

“Consideramos justa toda forma de amor”, afirmou o Bahia, cujo presidente, Emerson Ferretti, ex-goleiro do clube, é assumidamente gay.

Já o Vitória exaltou que “sejam todos livres para amar e serem amados”.

“O Esporte Clube Vitória reforça o compromisso de combate a homofobia, transfobia e bifobia. Somos um clube de todos e para todos”, afirmou o time baiano, com emojis de arco-íris, símbolo do movimento LGBT, e de leão, mascote do Vitória.

Problema grave

O 17 de Maio marca o dia em que a homossexualidade foi retirada do Código Internacional de Doenças em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a data se tornou símbolo de luta e resistência e também dia para exaltar toda a forma de amor.

O dia tem muita importância para um país como o Brasil, que lidera o triste ranking de local que mais mata pessoas trans no planeta.

Segundo a 7ª edição do Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023, elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), em 2023, houve 155 mortes de pessoas trans no país. Desse total, 145 casos foram de assassinatos e dez cometeram suicídio após sofrerem violências diversas.

O número de assassinatos aumentou 10,7%, em relação ao relatório de 2022, quando houve 131 casos. No ano passado, a média de assassinatos de pessoas trans foi de 12 por mês. De acordo com o levantamento, das 145 mortes violentas, cinco foram cometidas contra pessoas trans que eram ativistas de direitos humanos.

Sudeste

No eixo Rio-São Paulo, a data foi lembrada por Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. Muito ativo em questões sociais, estranhamente o dia foi ignorado pelo Vasco, que vive turbilhão administrativo, com a destituição da 777 Partners como dona da SAF do clube.

O Cruzeiro foi um dos clubes que mais elaboraram sua mensagem para a data, utilizando a imagem de Ana Clara e Jully Silva, duas jogadores da equipe feminina, em um vídeo para registrar a importância do dia.

“No Dia Internacional de combate à LGBTfobia, nossas atletas levantam a bandeira do respeito e da liberdade! Um dia pra reforçar que preconceito é crime e que a luta por uma sociedade mais segura é responsabilidade de todos. Estamos juntos no combate à discriminação!”, exaltou a Raposa.

Seu arquirrival, o Atlético-MG, também exaltou a data, defendendo a “liberdade de ser quem é, sem discriminação ou preconceito”.

“No Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado nesta sexta-feira (17/5), o Galo e o Instituto Galo reforçam a promoção da igualdade e o combate a qualquer tipo de ato discriminatório”, afirmou o clube.

Maior torcida entre os clubes que lembraram da data segundo pesquisa recente da Quaest/CNN/Itatiaia, o Palmeiras exaltou o dia em sua conta no X (antigo Twitter).

“O #PalmeirasDeTodos joga pelo respeito dentro e fora de campo! Transformar o futebol num ambiente inclusivo é um compromisso de cada um de nós. Vamos juntos! #SomosSociedade #PorUmFuturoMaisVerde”

Os times paulistas foram na mesma direção. “Se o respeito pelo próximo não é o suficiente para fazer entender que somos iguais, a lei te mostra. LGBTfobia é crime!”, lembrou o São Paulo.

“Nunca do lado do ódio, do preconceito e da segregação. Santos, o time do amor!”, afirmou o Santos, que disputa a Série B do Brasileirão nesta temporada.

O Red Bull Bragantino conclamou: “Todos merecem respeito. Homofobia é crime!” O clube também postou uma bandeira de arco-íris (símbolo do movimento LGBT) com o escudo da equipe.

No Rio, o Botafogo foi quem postou a mensagem mais longa: “Neste Dia Internacional Contra a Homofobia, o Botafogo une forças na corrente por justiça, igualdade e respeito em todas as esferas da sociedade. Que a liberdade e o acolhimento vençam os preconceitos!”

Já o Fluminense foi sintético: “Orgulho de ser o #TimeDeTodos!”

Sul

Entre os times do Sul que disputam a elite do Brasileirão, apenas o Athletico Paranaense lembrou a data. “Respeito à diversidade, sempre. Homofobia é crime!”, lembrou o Furacão.

Seu principal rival no Paraná, o Coritiba, que neste ano disputa a Série B do Brasileirão, também aderiu à campanha contra homofobia.

“O futebol é para todos! Homofobia é crime! Seguimos juntos contra todas as manifestações de preconceito e discriminação. #HomofobiaNão”, afirmou o Coxa Branca.

Os gaúchos, possivelmente muito envolvidos em outra campanha social importante, relacionadas às enchentes que assolam o estado, ignoraram a data. Já o Criciúma, representante catarinense na Série A em 2024, também se concentrou em postagens sobre campanhas de arrecadação de recursos para os atingidos pela tragédia no estado vizinho.

CBF

A CBF foi outra entidade a fazer uma postagem de impacto para lembrar a data de luta contra a LGBTfobia. No Instagram, a confederação brasileira lembrou que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, que há uma morte violente por homofobia a cada 38 horas em território nacional e que a violência contra pessoas LGBTQIA+ cresceu 15 vezes em sete anos.

“Enquanto você diz que é mimimi, esses números só aumentam”, afirmou a entidade.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
2 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas