Quais os clichês mais comuns de filmes de ação?

Desde os protagonistas invencíveis, vilões caricatos, sequências de perseguição de carro e diálogos cheios de frases de efeito, os clichês dos filmes de ação fazem parte do seu DNA. 

Inspirados nisso, resolvemos listar os clichês mais comuns nos filmes desse gênero. A seguir, compilamos 10 situações que com certeza soarão familiares.

Clichês dos filmes de ação

O hacker brilhante

Cena do filme “The Fate And The Furious” / Universal Pictures

Em filmes de ação das últimas décadas, sempre há um personagem coadjuvante especializado em tecnologia que ajuda o protagonista em sua missão. 

Frequentemente, esses personagens são capazes de invadir sistemas de segurança ou desativar dispositivos cruciais com habilidades extraordinárias em computação.

O protagonista vê vídeos caseiros (ou hologramas ou flashbacks em primeira pessoa) da esposa/namorada morta ou desaparecida

John Wick (2014) / Summit Entertainment

Um dos clichês mais interessantes e cinematográficos dos filmes de ação é quando o herói, em algum momento, vê vídeos caseiros de sua amada, que pode estar morta ou desaparecida. 

Essas filmagens geralmente retratam momentos íntimos do casal, com a parceira do heroi demonstrando ou declarando seu amor por ele. Geralmente, o heroi está em uma sala ou quarto escuro. 

Se o filme for ambientado no futuro, o vídeo caseiro pode ser substituído por um holograma, como acontece em “Minority Report – A Nova Lei”. Em “Robocop” (1987), Alex Murphy / RoboCop (Peter Weller) tem flashbacks de momentos íntimos com sua esposa.

Personagem de Tom Cruise admirando o holograma da sua falecida / Minority Report – A Nova Lei (2002) – Amblin Entertainment

Leia mais:

Dilema dos fios coloridos na hora de desarmar uma bomba relógio

Personagem de Keanu Reeves desarmando uma bomba, que está colocada em baixo da carroceria de um ônibus / Speed (1994) – 20th Century Fox

Esse é um dos clichês mais famosos dos filmes de ação. Nele, os personagens se deparam com uma bomba complexa que tem vários fios conectados a ela, cada um de uma cor diferente. 

Geralmente, essas cenas são tensas, pois os personagens precisam tomar uma decisão rápida sobre qual fio cortar para desarmar a bomba antes que ela exploda. 

Às vezes, há um cronômetro de contagem regressiva aumentando ainda mais a pressão sobre os personagens. Você já deve ter visto esses momentos em filmes como “Velocidade Máxima” ou “Duro de Matar 3: A Vingança”. 

Em alguns casos, cortar o fio errado não aciona uma explosão, mas faz com que o cronômetro acelere. Por exemplo, como acontece com Riggs (Mel Gibson) e Murtaugh (Danny Glover) em “Máquina Mortífera 3”.

Policial que resolve o caso depois de ser afastado

The Rookie (1990) / Warner Bros.

O protagonista é retirado do caso central quando as coisas dão errado. Frequentemente, ele leva toda a culpa pelo fracasso, seja por seu suposto temperamento explosivo, ou quando seus superiores acham que ele está se envolvendo pessoalmente demais e se tornando descuidado e negligente. 

Geralmente, o protagonista é forçado a tirar férias, colocado em um cargo hierarquicamente inferior, ou ainda tem seu distintivo retirado. 

Chefe de polícia pede para que o policial (James Woods, ao centro) entregue sua arma e distintivo / Cop (1988) / Credito: Atlantic Releasing Corporation (divulgação)

Contudo, é claro que o heroi sempre ignora as ordens diretas e se aprofunda mais na investigação por conta própria. No final, o policial acaba resolvendo o caso, restaurando sua reputação e às vezes calando a boca dos burocratas.

Mesmo após perder um dos sentidos ou ser gravemente ferido durante a batalha final, o herói ainda consegue vencer

Bloodsport (1988) / The Canon Group

Tropo bastante usado em filmes de luta e artes marciais. Em algum momento da luta final, o herói perde algum dos seus sentidos ou fica gravemente ferido. Mas mesmo assim, ele supera as limitações e vence a batalha. 

O herói muitas vezes se baseia em seus outros sentidos aguçados, treinamento intensivo ou pura força de vontade. Alguns dos exemplos mais famosos são em “O Grande Dragão Branco” (1988), onde Dux (Jean-Claude Van Damme) é temporariamente cegado durante a luta após Li (Bolo Yeung) esmagar uma pílula de sal e jogá-la em seu rosto. 

Nos momentos finais de “Karatê Kid – A Hora da Verdade” (1984), Daniel San (Ralph Macchio) tem sua perna lesionada mas mesmo assim vence.

Capanga baleado que dispara sua arma aleatoriamente

Déjà Vu (2006) / Buena Vista Pictures Distribution

Em cenas de tiroteio, um capanga sofre um tiro e, mesmo ferido, continua a disparar sua arma de forma descontrolada. Essa com certeza você já viu! 

Geralmente, o capanga atingido porta uma arma automática e seu disparo descontrolado costuma ser visualmente impactante. Na maioria dos casos, o capanga ferido acaba morrendo assim que atinge o chão, mas antes ele abate alguns companheiros.

Um objeto cortante ou afilado estará convenientemente no local quando alguém estiver amarrado

The Matrix Revolutions (2003) / Warner Bros

Coincidentemente, geralmente quando alguém está amarrado em um filme desse gênero, convenientemente haverá um objeto cortante presente no local que permitirá que o personagem se solte de suas amarras.

Um salvador surpresa ataca o vilão por trás quando o protagonista está encurralado

Cena de Blade Runner, em que o protagonista é salvo do perigo (momento 1) / Blade Runner (1982) – Warner Bros. Pictures

Um dos clichês mais utilizados em filmes de ação. O protagonista está sem saída, com o vilão prestes a eliminá-lo. 

Nesse momento, um aliado do herói aparece “convenientemente” para salvar o dia, atacando o malfeitor por trás e impedindo que ele complete sua ação. Isso pode envolver atirar, esfaquear, golpear ou de alguma forma incapacitar o vilão.

Cena de Blade Runner, em que o protagonista é salvo do perigo (momento 2) / Blade Runner (1982) – Warner Bros. Pictures

Arma convenientemente ao alcance

Disque M Para Matar (1954) / Warner Bros

Um personagem que está prestes a ser assassinado consegue, de maneira conveniente, alcançar ou acessar um item que lhe permite contra-atacar e sair da situação. 

Isso geralmente ocorre quando o personagem está subjugado fisicamente (estrangulado ou afogado, por exemplo) pelo agressor. Contudo, o objeto que o ajuda está convenientemente ao alcance de suas mãos.

Água ou fogo no cenário da cena de luta final

The Matrix Revolutions (2003) / Warner Bros

Muitos filmes de ação recorrem a cenários que envolvem água ou fogo durante a luta final. 

Geralmente usa-se este recurso para aumentar a intensidade e o drama da cena. Além disso, adiciona uma camada extra de perigo e espetáculo à sequência de ação.



Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
  • Oportunidade em Caarapó!
  • Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius
Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União-
PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
  • Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
  • O escândalo envolvendo o presidente nacional do União
Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC.

Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de
“ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações

*Comente e compartilhe*

#Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal
#Política #Brasil
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 dias ago
View on Instagram |
1/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
5 dias ago
View on Instagram |
2/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
5 dias ago
View on Instagram |
3/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
5 dias ago
View on Instagram |
4/9
Oportunidade em Caarapó!
Oportunidade em Caarapó!
1 semana ago
View on Instagram |
5/9
Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União- PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
1 mês ago
View on Instagram |
6/9
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia. Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
2 meses ago
View on Instagram |
7/9
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
2 meses ago
View on Instagram |
8/9
O escândalo envolvendo o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC. Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de “ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações *Comente e compartilhe* #Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal #Política #Brasil
2 meses ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas