Promovendo sustentabilidade, educação e cultura, 12º Drive Thru da Reciclagem em parceria com a AGEMS acontece em junho

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, Campo Grande vai receber mais uma edição histórica de sustentabilidade: o Drive Thru da Reciclagem. Marcando sua 12ª edição, esta iniciativa se destaca como um símbolo de compromisso ambiental na cidade, promovendo a consciência ecológica enquanto oferece uma maneira conveniente para os cidadãos contribuírem para um futuro mais verde e sustentável.

O Drive Thru da Reciclagem une sustentabilidade, educação, cultura e negócios, fornecendo um exemplo inspirador de como esses elementos podem convergir para promover mudanças positivas na cidade contribuindo para presente e o futuro.

A ação será realizada nos Altos da Avenida Afonso Pena, entre o Bioparque e o Espaço Municipal Cultura Vila Morena. O evento é em formato drive onde a população poderá deixar seus objetos recicláveis sem sair do carro, mas também há a opção de estacionar o carro do lado de fora e aproveitar os estandes que estarão disponíveis no local.

“Em um mundo onde a conscientização ambiental é mais crucial do que nunca, iniciativas como essa servem como faróis de esperança, iluminando o caminho para um futuro mais limpo e verde para todos. Convidamos a todos os cidadãos de Campo Grande a participarem deste evento e a contribuírem para uma cidade mais sustentável e resiliente para as gerações futuras”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

O que descartar?

Poderão ser descartados materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria. Além dos descartes, as equipes estarão recebendo doação de roupas, calçados e outros objetos com boas condições de uso.

De acordo com a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, ações como o Drive Thru da Reciclagem são essenciais para o avanço em direção a uma cidade inteligente, sustentável e livre de carbono.

“Ao priorizar o meio ambiente e promover práticas conscientes de descarte e reciclagem, esses eventos não apenas reduzem o impacto negativo no ecossistema, mas também educam e capacitam os cidadãos a adotarem um estilo de vida mais ecológico e sustentável”, destaca Iara.

Avanço

Os números da última edição ecoam um grande impacto positivo no meio ambiente. Incríveis 4.874 quilos de eletrônicos e 101 quilos de medicamentos foram descartados corretamente, evitando sua contaminação em aterros sanitários ou vazamentos nocivos para o ambiente. Além disso, a doação de livros e apostilas resultou em 1.100 quilos de materiais coletados, demonstrando a diversidade e o alcance da iniciativa.

Este volume de resíduos reciclados não apenas impediu a poluição de 53,2 milhões de litros de água, mas também impulsionou o plantio de 1.550 mudas, promovendo a regeneração ecológica e incentivando a biodiversidade local. Desde papel misto até garrafas PET, uma ampla gama de materiais foi recolhida, destacando a importância da reciclagem para toda a comunidade.

Parceiros
Unidos pelo mesmo propósito, os parceiros do evento desempenham um papel fundamental na realização e no sucesso do Drive Thru da Reciclagem. Desde doações até o fornecimento de infraestrutura e recursos, essas organizações e empresas estão unindo esforços para promover práticas sustentáveis e conscientes na comunidade de Campo Grande.

Governo do Estado, Imasul, Dubem Sustentável, FAC, Berpram, Solurb, Dubem, Florestinha, CRF, Boticário, Ecosuply, além de instituições como universidades locais, hospitais, órgãos governamentais e entidades ligadas à educação ambiental, o evento ganha uma dimensão abrangente e diversificada, mostrando o compromisso coletivo em direção a um futuro mais verde e sustentável.

 

 

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas