Projetos de musicalização da REME auxiliam no desenvolvimento e estimulam a criatividade dos alunos

Estudos científicos exaltam os benefícios produzidos pelo hábito de ouvir e fazer música. Esse tipo de atividade é capaz de estimular a criatividade, o raciocínio, elevar níveis de concentração, promover a autodisciplina e reduzir o estresse. Para contribuir com um ambiente onde a arte seja uma importante  aliada no aumento de rendimento dos alunos,  a Prefeitura de Campo Grande, através da Divisão de Arte e Cultura (Deac), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece aulas de musicalização, instrumentos de corda, percussão, coral e flauta doce, bem como oficinas de outras áreas artísticas para mais de mil alunos, com idades entre 4 e 14 anos.

Com espaços próprios reservados às atividades, no contraturno escolar, é mantida uma rotina de estudos musicais que passa por conteúdos teóricos e estudos práticos no instrumento.

Na escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, por exemplo, a Banda de Percussão, fundada no ano de 1980, é composta por cerca de 40 alunos. Sob a regência da maestrina Teresa Graça desde 2017, o grupo possui repertório bastante eclético, visitando desde clássicos da MPB à pérolas da música sul-mato-grossense.

A maestrina destaca a importância do ensino musical no ambiente escolar e ressalta como o trabalho com instrumentos de percussão ajuda os alunos a controlarem a ansiedade e se tornarem mais sociáveis. “Na percussão a pessoa extravasa com as batidas, com o ritmo e a atividade na totalidade ajuda a canalizar as emoções, auxiliando no controle da ansiedade, tornando os alunos mais tranquilos e isso é percebido no dia a dia”.

As aulas de musicalização estão entre as atividades prediletas, o que faz que a banda seja um estímulo para que os alunos se apliquem mais e mantenham bom desempenho em sala de aula, boas notas e bom comportamento.

Na banda há três anos, Marcos Daniel, de 13 anos, toca vários instrumentos.  Aluno do 9º ano, ele fala do incentivo que a banda representa para a assiduidade dos alunos e na melhoria no desempenho escolar.  “Amamos a música e muitas vezes, a gente encontra na banda a força para estar sempre presente, a melhorar as notas. Há dois anos eu vivi isso, não estava muito bem em História e, graças a esse apoio que tive por parte da professora e dos colegas, consegui recuperar minhas notas e ter um ano bom”.

Aluno do 8º ano, Nicolas José, de 13 anos, está prestes a completar dois de banda. Para ele, um dos pontos a ser destacado ao longo desse período é a melhoria de sua coordenação motora. “Quando passei a tocar caixa, eu tinha uma péssima coordenação motora. Não conseguia fazer quase nenhuma atividade manual e quando comecei a aprender o instrumento, me ajudou muito nisso, é ótimo poder observar essa evolução, melhorei bastante em sala de aula e agora consigo escrever rápido”, comemorou.

Às vésperas de completar 18 anos de criação, a Banda Marcial da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado é formada por 45 alunos no grupo principal e mantém outros 15 alunos na escolinha, etapa destinada aos novos membros preparados para, no futuro, também integrarem o time oficial. A banda é bicampeã nacional em sua categoria, nas competições de bandas e fanfarras.

Responsável pelo projeto desde o início das atividades, em setembro de 2006, o maestro Wander Gomes da Silva explica que a banda é bastante atuante e a escolha estratégica do repertório é uma forma de aproximar gerações e fortalecer laços entre escola, família e comunidade como um todo.

“A banda sempre se apresenta nos eventos do calendário escolar e a música tem um poder de transformação muito grande, é contagiante. Quando tocamos músicas como “Have you ever seen the Rain?”, por exemplo, conseguimos estabelecer conexão com os pais, os vizinhos, fazer esse público lembrar de quando tinham a idade dos alunos, possibilitamos essa viagem no tempo e, ao mesmo tempo, damos a oportunidade aos adolescentes de conhecerem e executarem peças que são atemporais”.

Ana Beatriz tem 15 anos e cursa o 9º ano, ela vem de um lar musical e participa da banda desde os 3 anos, mas começou a se dedicar aos estudos há dois anos, quando se candidatou a uma vaga para tocar bombardino (instrumento de sopro da família dos metais). Ana explica que conseguir vencer a timidez foi um dos maiores benefícios trazidos pela música.

“Eu já fui baliza, passei pelo corpo coreográfico e decidi partir para a parte dos instrumentos, e foi no bombardino que me dei melhor.  Eu era muito tímida e a banda nos coloca em contato com muitos alunos, o que possibilita que a gente possa trabalhar isso, ser mais sociáveis e a gente começa a superar essas barreiras”.

Anderson Douglas dos Santos Rocha, 14 anos, do 8º ano, é trombonista da banda há 3 anos. Ele conta que teve seu primeiro contato com a música ao entrar para a equipe após a avó, que também é musicista, inscrevê-lo no projeto. Dentre as evoluções sentidas ao longo desse período em que passou a estudar música, o garoto destaca a melhora de raciocínio e a velocidade na tomada de decisões.

“Quando você está tocando precisa pensar rápido, memorizar as notas e a posição que precisa estar para encontrar as notas no instrumento e a música abre esse entendimento, melhora essa capacidade de tomada de decisão. Outra coisa que me ajudou em sala de aula foi começar a ler partitura (notação musical), que exige um grau de atenção muito grande, são várias coisas para se observar ao mesmo tempo, e com certeza isso reflete nas disciplinas do dia a dia na escola”.

A REME possui ainda mais seis projetos artísticos/culturais que se dividem nas seguintes linguagens, além da música:

Artes Visuais com Desenho Artístico, Pintura em Tela, Escultura, Grafite e Artesanato;

Danças com Jazz, Ballet, Danças urbanas, Danças contemporâneas, Danças Regionais, Corpo Coreográfico.

Teatro, Circo, Audiovisual e Contação de História.

Todos os projetos são geridos pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), responsável pela gerência e andamento dos projetos, por intermédio da SUPED – Superintendência de Políticas Educacionais.

 

 

 

#pratodosverem    Na matéria há sete fotos. A primeira mostra um garoto vestindo a camiseta de uniforme da REME, sorrindo e tocando prato, em um ensaio musical; a segunda mostra a professora e maestrina Teresa Graça durante entrevista; A terceira mostra o aluno Marcos Daniel; a quarta foto  mostra o aluno Nicolas José, vestindo a camiseta de uniforme da Reme e sorrindo; a quinta imagem é uma foto do maestro Wander Gomes frente à Banda Marcial da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado; a sexta foto mostra a aluna Ana Beatriz tocando bombardino e a sétima imagem é do aluno Anderson Douglas, vestindo uniforme da REME.



Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
4 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
1 mês ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas