Ícone do site SUDOESTE MS

Projeto de Lei pode mudar sistema de gratificações de fiscais de rendas no Rio

Projeto de Lei pode mudar sistema de gratificações de fiscais de rendas no Rio


Valor pago a título de Gratificação de Produtividade Fiscal passararia a ser incorporado ao vencimento básico Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Vereadores do Rio sugere a mudança no sistema de gratificações de fiscais de renda. Se aprovado, o valor atualmente pago a título de Gratificação de Produtividade Fiscal passará a ser incorporado ao vencimento básico.
Atualmente, os fiscais de renda podem receber até 720 pontos como gratificação de produtividade. Essa pontuação é convertida em valores monetários e conta na aposentadoria. Com a proposta, até mesmo aquelas gratificações já recebidas deixariam de ser contabilizadas.
“Ainda que já incorporada aos proventos de aposentadoria ou pensão, a Gratificação de Produtividade Fiscal deixará de ser percebida, passando o seu respectivo valor a integrar os referidos proventos na forma do parágrafo único do art. 16 desta Lei”, diz parte da proposta.
Na categoria, a proposta não é vista com otimismo. Fontes ouvidas pelo EXTRA relataram que a aprovação do PL poderia impossibilitar que servidores que ingressaram com ação na Justiça conseguissem que a gratificação complementar estabelecida pela Lei 6064 de 1º de abril de 2016 contabilizasse na aposentadoria.
Segundo eles, há servidores que atrasaram a aposentadoria em cinco anos após o prefeito prometer que haveria a incorporação dos 140 pontos.
Na Justiça, alguns servidores aposentados conseguiram a incorporação de 140 pontos sob a tese de que seria complementar aos 720 pontos. O temor da categoria é, que com o fim Gratificação de Produtividade Fiscal, a tese deixe de existir.
O EXTRA aguarda o posicionamento da Prefeitura do Rio.
* Em atualização

Fonte

Sair da versão mobile