Ícone do site SUDOESTE MS

Projeto amplia quadro temporário dos bombeiros em Mato Grosso do Sul

Projeto amplia quadro temporário dos bombeiros em Mato Grosso do Sul

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (13), projeto do governador Eduardo Riedel (PSDB), que permite reforçar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Analisado em primeira discussão, o projeto altera a Lei Complementar 188, de 3 de abril de 2014, responsável por regular a organização básica da corporação. A proposta agora retorna ao plenário para votação em segunda discussão.

O projeto visa aprimorar a estrutura dos bombeiros ao atribuir ao Comandante-Geral da corporação a responsabilidade de definir normas e aspectos específicos para o ingresso de oficiais e praças nos quadros temporários.

Além disso, a proposta inclui três novos quadros ao serviço: o Quadro de Oficiais Especialistas Temporários Bombeiro Militar (QOETBM), o Quadro de Oficiais de Saúde Temporários Bombeiro Militar (QOSTBM) e o Quadro de Praças Temporários Bombeiro Militar (QPTBM).

Essa mudança permitirá que o Corpo de Bombeiros amplie seu efetivo temporário para atender demandas emergenciais e sazonais, como as registradas durante períodos de incêndios florestais ou desastres naturais, garantindo uma resposta mais ágil e eficiente da corporação.

Além deste projeto, os deputados também aprovaram, em redação final, o Projeto de Lei 306/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui o Dia Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, a ser celebrado anualmente em 29 de setembro. A matéria segue agora para sanção.



Fonte

Sair da versão mobile