Ícone do site SUDOESTE MS

Procedimento vai fiscalizar segurança em barragem de Campo Grande

apa barragem

A 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar as providências adotadas em relação à segurança da Barragem APA do Lageado.

O procedimento quer garantir que as normas técnicas e da legislação ambiental sejam cumpridas. A barragem é usada para abastecimento público de água da Capital.

Em 2018, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realizou vistoria no local e notificou a concessionária Águas Guariroba para realizar a manutenção do vertedor da barragem.

Além disso, também solicitou a outorga de direito de uso para barramento e parecer técnico com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável pela manutenção da barragem.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nova fiscalização do Imasul

Em nova fiscalização, realizada em 2020, o Imasul classificou a Barragem APA do Lajeado como de Dano Potencial Associado (DPA) Alto e Categoria de Risco (CRI) Baixo.

O Laudo de Constatação de 2020 apontou anomalias na barragem, como vegetação alta, pontos de formigueiros e cupinzeiros, infiltração nos extravasores, assoreamento no reservatório e obstrução no canal lateral, entre outros.

Em 2024, complementando a classificação de DPA Alto e CRI Baixo, foram gerados novo Laudo de Constatação e Notificação, determinando à empresa Águas Guariroba que apresente o Plano de Segurança de Barragem e o Plano de Ação de Emergência no prazo de 365 dias.

A barragem está em operação desde 1960 e tem capacidade máxima de 2,5 milhões de metros cúbicos – atualmente acumula cerca de 1.094.753 mª de água.

O que diz a responsável pela barragem?

Ao Jornal Midiamax, a Águas Guariroba diz que as barragens de captação de água, nos córregos Guariroba e Lageado, são vistoriadas diariamente, “por meio de um controle rigoroso com Plano de Segurança de Barragem”. Uma empresa contratada para conservação do local também faz visitas diárias.

Além disso, defende que o relatório Dano Potencial Associado mostra que a barragem tem categoria de risco BAIXO, “ou seja, está em condições seguras”. “A Águas Guariroba reitera ainda que todas suas barragens são outorgadas pelo Imasul”, afirma.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀



Fonte

Sair da versão mobile