Durante aula de pilates, Preta Gil desabafa sobre quimioterapia com seus seguidores e comenta o quão é difícil o tratamento
Preta Gil, que enfrenta uma batalha contra o câncer no intestino, fez um desabafo sincero em seus stories no Instagram nesta terça-feira (15/10), sobre os desafios do novo ciclo de quimioterapia. Após um período de remissão, a cantora precisou retomar o tratamento ao descobrir que a doença voltou com força, atingindo quatro áreas diferentes: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Preta abriu o coração sobre a luta constante e o cansaço e fadiga que vem enfrentando, reforçando sua força e resiliência diante dessa nova fase do tratamento: “Hoje consegui reagir depois de quatro dias de muita prostração, fadiga e cansaço, que são absolutamente normais. A gente faz quimioterapia e, em média, três dias depois, começa uma fadiga muito intensa. A cada ciclo, essa fadiga vai ficando mais forte, pois a quimioterapia é cumulativa, então vamos ficando cada vez mais debilitados”, desabafou a filha de Gilberto Gil.
Atividade física durante tratamento
Ao lado do amigo Gominho, Preta Gil fez uma pausa no pilates para compartilhar uma mensagem importante com seus seguidores nos stories. A cantora destacou o valor da atividade física, mesmo em meio ao tratamento de câncer. “Claro que tem dias em que eu não consigo fazer, como aconteceu semana passada. Mas hoje acordei melhor e, com o acompanhamento das minhas oncologistas, voltei. Façam atividade física, pois salva vidas!”, enfatizou Preta, inspirando seus fãs com sua determinação.
O que os médicos dizem sobre atividade física durante tratamento do câncer?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Para pacientes com câncer, a intensidade e o tipo de exercício devem ser ajustados conforme a condição de saúde e orientação médica. Diversos estudos sugerem que o exercício pode reduzir o risco de mortalidade em certos tipos de câncer e melhorar as chances de recuperação .
O médico oncologista, Dr. Lucian Lucchesi (CRM PR 33856/RQE 2821) fala sobre a relação direta entre o tratamento e atividade física.
PRETA EXPLICA TREINO COM BOLSA DE QUIMIO
Preta Gil usou suas redes sociais nesta quinta-feira (9) para rebater os comentários que recebeu ao exibir um treino feito em sua casa. É que um detalhe chamou a atenção dos seguidores: ela usava uma bolsa de quimioterapia acoplada a seu corpo enquanto se exercitava.
Em tratamento contra o câncer, a cantora explicou o motivo de ter usado o acessório e o exibir aos milhões de seguidores: “As pessoas estão me perguntando, ‘Mas Preta, você estava fazendo mais cedo esteira e exercícios com a bolsinha de quimioterapia?’. Sim!”, iniciou.
A filha de Gilberto Gil ainda tratou de explicar que está acompanhada de profissionais qualificados nas escolhas: “Recomendação médica com o Leandro, que é personal da equipe de uma das minhas oncologistas”.