Ícone do site SUDOESTE MS

Prefeitura quer mudar nome da Guarda Civil para Polícia de Fronteira em Ponta Porã

Prefeitura quer mudar nome da Guarda Civil para Polícia de Fronteira em Ponta Porã

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã encaminhou à Procuradoria Geral do Município a documentação pedindo a troca do nome da Guarda Civil Municipal de Fronteira para Polícia Municipal de Fronteira. O pedido do titular da pasta, Candinho Gabínio, foi entregue na última quinta-feira (27).  A medida usa de argumentação a decisão do … Continued

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã encaminhou à Procuradoria Geral do Município a documentação pedindo a troca do nome da Guarda Civil Municipal de Fronteira para Polícia Municipal de Fronteira. O pedido do titular da pasta, Candinho Gabínio, foi entregue na última quinta-feira (27). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A medida usa de argumentação a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de 20 de fevereiro, que entendeu que as guardas municipais possuem poder de polícia dentro dos territórios em que atuam.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou, na última quarta-feira (26), proposta de alteração ao texto da PEC da Segurança Pública para incluir textualmente as guardas municipais no artigo 144 da Constituição Federal. Isso incluiria o grupo no rol dos órgãos de segurança pública.

A Guarda Civil Municipal de Fronteira tem 54 agentes no quadro atualmente e há expectativa de um novo concurso público neste ano, o que pode dobrar o número de Policiais Municipais nas ruas.

Segundo a Prefeitura, a alteração da nomenclatura não muda a estrutura organizacional e nem criaria cria novos cargos para a GCMFRON. A medida adequa o  nome para Polícia Municipal de Fronteira e a enquadra no rol dos órgãos de segurança descritos no artigo 144 da Constituição Federal.

Projeto em Campo Grande

Após o STF, confirmar na última semana que os guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo em vias públicas, a nomenclatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) poderá mudar para Polícia Metropolitana em Campo Grande.

Isso porque o vereador André Salineiro (PL) quer alteração na lei para que a GCM passe a ser Polícia Metropolitana. Conforme a assessoria de comunicação do vereador, o projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal assim que o STF considerou constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas atuem em ações de segurança urbana, inclusive policiamento ostensivo comunitário. 

“Sempre digo que a guarda metropolitana é uma excelente ferramenta para que um prefeito bem-intencionado possa mudar a realidade da segurança da sua cidade, sem depender exclusivamente das decisões do governo federal ou estadual”, disse Salineiro.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.



Fonte

Sair da versão mobile