Ícone do site SUDOESTE MS

Prefeitura leva 50 crianças em acolhimento para Páscoa da Família em Campo Grande

Prefeitura leva 50 crianças em acolhimento para Páscoa da Família em Campo Grande

Prefeitura promoveu a ida de 50 crianças acolhidas pela Assistência Social para desfrutarem da Páscoa da Família, nos Altos da Afonso Pena, em Campo Grande. 

Conforme a divulgação, foi um passeio bastante esperado pela turma, formada por crianças e adolescentes acolhidas nas quatro unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, a UAICA’s. Eles foram afastados do convívio famílias por risco à integridade. 

Com a estrutura disponibilizada exclusivamente para elas, a turma conheceu a Toca do Coelho, ganhou ovos de chocolates, lanchou e aproveitou todo o espaço.

Para Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, Superintendente da Proteção Social e Especial da SAS, a ação tem como foco promover fortalecimento de vínculos e mostrar com o olhar humanizado a representatividade da data para as crianças acolhidas. 

”Pascoa é amor, esperança e comunhão, para nós proporcionar um dia como este às nossas crianças é muito gratificante. Eles estão felizes e de fato aproveitando cada segundo, e o nosso objetivo é levar a magia da Páscoa para esses menores que por algum motivo tiveram seus direitos violados”, disse.

A gerente do serviço de Proteção Social Especial, Ivoni Nabhan Pelegrinelli, afirmou que o passeio tem um significado afetivo e faz com que eles desfrutem de liberdade e comunhão. “Esse passeio nos faz vivenciar a satisfação, o carinho e o respeito mútuo. Estamos muito felizes em compartilhar esse momento com as crianças e adolescentes das nossas unidades e ver a alegria estampada em cada rostinho”, frisou.

Para a coordenadora da UAICA II, Vanessa Mendes de Souza, que conta com 35 menores com idades entre 04 e 12 anos acolhidos na unidade, o foco dessa atividade é manter viva no coração das crianças a tradição da Páscoa, relembrar uma data importante que fala sobre esperança e ressurreição. “É importante para eles conhecer o simbolismo da época, além disso, é um momento de interação social e diversão, eles adoram”, destaca a coordenadora.

Acolhida na UAICA III, a adolescente de 12 anos destacou a importância do passeio. “Eu achei muito legal e encantador tudo isso aqui, parece um sonho. Tudo é muito bonito, eu amei cada detalhe e o carinho recebido de todos”, finalizou a menina. 

Durante todo ano são realizadas atividades que reforçam a interação social e a autoestima dos pequenos promovendo proteção integral para as quatro unidades que ofertam o serviço de acolhimento provisório para bebês, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, que integram a Rede de Assistência Social do município.

Parceria com o FAC

As crianças receberam ovos de chocolate ofertados pelo FAC (Fundo de Apoio a Comunidade). Para a coordenadora Geral do FAC, Adir Diniz, eventos como esses levam afeto e dignidade para as crianças, e a parceria com a SAS reforça o compromisso de promover bem-estar às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

”É emocionante ver o olhar encantado das crianças, o sentimento é de gratidão de saber que de alguma forma estamos contribuindo para a alegria dos menores que estão afastadas do convívio familiar. O FAC caminha de mãos dadas com a SAS fazendo o melhor para as famílias que estão em fragilidade social, essa é a nossa missão”, finalizou a coordenadora.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, a ação fortalece a interação social e garante que os menores construam memórias afetivas. “Sem dúvidas esse passeio ficará marcado na memória de cada um deles. Foi uma tarde de alegria para todos, juntamente com toda organização e o apoio do Fac, só temos a agradecer”, concluiu o secretário.

A Páscoa da Família que segue até domingo (31) tem atraído a população com atividades e apresentações como shows musicais, brincadeiras, encenações e a Parada da Páscoa.
 



Fonte

Sair da versão mobile