Ícone do site SUDOESTE MS

Prefeitura de Campo Grande publica resolução de funcionamento do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva

Prefeitura de Campo Grande publica resolução de funcionamento do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou a resolução sobre o funcionamento do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva (CMEEI), para atendimento aos alunos público-alvo da educação especial matriculados na Rede Municipal de Ensino (REME).

Conforme a publicação de número 252, com data de 5 de abril de 2024, no Diogrande desta quarta-feira (10), considera-se público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Portanto, entende-se por atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente, prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos público-alvo da educação especial, matriculados no ensino regular.

O Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva será identificado pela sigla CMEEI, para simplificação redacional e tem por finalidade oferecer diferentes ações educativas adaptadas às necessidades dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Por isso, compete ao Centro:

I – desenvolver a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e promover práticas educacionais inclusivas;

II – coordenar os atendimentos prestados aos alunos, público alvo da educação especial, por seus projetos específicos;

III – acompanhar a formação continuada em educação especial dos profissionais da educação;

IV – promover estudos, debates e palestras sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva;

V – emitir parecer sobre a necessidade dos serviços de apoio e recursos de acessibilidade nas instituições de ensino da REME;

VI – orientar as famílias e/ou responsável quanto ao conhecimento sobre as necessidades específicas dos alunos; à responsabilidade em cumprir os encaminhamentos aos atendimentos educacionais especializados; à necessidade da frequência nas aulas e nos atendimentos.

Ainda conforme a resolução, o Centro será mantido pela Secretaria Municipal de Educação, vinculado diretamente ao Gabinete do Secretário Municipal de Educação.

O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30 e o atendimento educacional especializado será ofertado aos alunos de segunda a quinta-feira, da seguinte forma: I – aos alunos com altas habilidades/superdotação, os atendimentos serão oferecidos com duração de uma a três horas por turma, até duas vezes por semana; II – aos alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, os atendimentos serão oferecidos com duração de uma hora a duas horas por turma, até duas vezes por semana.

Às sextas-feiras serão desenvolvidas atividades de planejamento e formação continuada.

Para ingressar no CMEEI é necessário o aluno estar matriculado em classe comum de ensino regular da REME e ter o parecer da Equipe Técnica de Acompanhamento Educacional Especializado.

A Equipe Técnica de Acompanhamento Educacional Especializado realizará a triagem e o estudo de caso dos alunos atendidos pela educação especial da REME.

A resolução completa pode ser conferida na edição desta quarta-feira no Diogrande, a partir da página 4.



Fonte

Sair da versão mobile