Torcedores festejam durante pré-jogo da Portuguesa – Divulgação
A Portuguesa tem promovido uma série de atividades no pré-jogo da Série D do Campeonato Brasileiro como forma de aumentar o engajamento com seus torcedores e fortalecer suas conexões com a comunidade portuguesa.
Para o jogo contra o Rio Branco (ES), no Canindé, em São Paulo, neste sábado, às 17h, várias atividades estarão disponíveis ao redor do estádio desde as 12h.
Haverá opções de gastronomia, com comidas típicas portuguesas, presença das mascotes Leão e Severa, show musical, apresentação de dança pelo grupo folclórico do clube, pintura de cabelo e de rosto, além de brincadeiras para os torcedores, como chute a gol e futemesa.
“A gente imagina proporcionar ao torcedor uma experiência que dure muito mais do que o momento da partida. Assim, teremos uma série de atividades antes do jogo e ativações no meio-tempo”, conta Marcello Ramalho, gerente de marketing da Portuguesa, utilizando o termo típico do português de Portugal para falar do intervalo da partida, que neste sábado terá ação voltada para o Dia das Mães.
“No futuro pretendemos implementar ações no pós-jogo, com a confraternização pela vitória. Vamos construir isso ao longo do tempo”, promete o executivo.
Camisa
A loja oficial estará aberta, com venda de camisas oficiais e demais objetos relacionados ao clube.
O campeão de vendas do momento é o terceiro uniforme, inspirado na Batalha de Aljubarrota, um dos momentos mais marcantes da história de Portugal. Ocorrido em 14 de agosto de 1385, o confronto foi fundamental para a consolidação da independência portuguesa. A data também foi escolhida para a fundação da Portuguesa, em 1920.
O lançamento, feito pela Joma, marca espanhola que é fornecedora de material esportivo do clube desde 2024, ocorreu no mês passado.
“Além de bonita, a camisa tem todo esse apelo histórico. O resultado tem sido incrível. Há demanda de pessoas até em Portugal elogiando e querendo comprar”, conta Ramalho.
“A camisa da Portuguesa, em geral, tem uma força de venda interessante. Hoje, por conta do lançamento, a camisa 3 é a que está em maior evidência”, acrescenta.
Lucro
Para o executivo de marketing da Portuguesa, as ações propostas para o match day não visem apenas o lucro. Claro que, ao atrair torcedores a ficarem mais tempo no Canindé e arredores, o gasto médio do público acaba aumentando.
“Obviamente, temos um número expressivo com venda de camisa, já que a loja está aberta. E arrecadamos alguma coisa com venda de alimentos e bebidas. Mas há um custo para fazer isso acontecer”, pondera Ramalho.
“Nossa ideia, neste primeiro momento, não é transformar o pré-jogo em uma forma de receita, mas formar um senso de comunidade entre os torcedores”
Marcello Ramalho, gerente de marketing da Portuguesa
As iniciativas já vinham acontecendo durante o Campeonato Paulista, primeira competição em que a Portuguesa atuou já como Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Para Ramalho, realizar as atividades de pré-jogo regularmente no Canindé ajuda a fazer os torcedores criarem o hábito de festejar por um período mais alongado, não ficando restritos apenas ao horário dos jogos.
“O objetivo é estabelecer uma mudança de cultura mesmo. As pessoas tendem a chegar ao estádio muito próximo do horário da partida e, assim que ela termina, ir embora. Queremos que os torcedores fiquem mais para celebrar as vitórias”, destaca o gerente de marketing da Portuguesa.