A atual Mesa Diretora foi reeleita por unanimidade entre os deputados estaduais
Mariane Chianezi, Beatriz Magalhães –
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul reelegeram a atual Mesa Diretora da Alems nesta quarta-feira (13). Com isso, o atual presidente, deputado Gerson Claro (PP), prosseguirá no cargo pelo próximo biênio 2025-2026, junto com Paulo Corrêa (PSDB) na cadeira de 1º secretário.
A votação aconteceu por unanimidade de votos e foram mantidos, além de Claro e Corrêa, o deputado Pedro Kemp (PT) como 2º secretário.
Os demais cargos da chapa única, denominada Democracia Viva, também foram mantidos com: Renato Câmara (MDB) – 1ª vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB) – 2ª vice-presidência; Mara Caseiro (PSDB) – 3ª vice-presidente; e Lucas de Lima (Sem partido) – 3º secretário.
A sessão desta quarta-feira (13) teve o pequeno e o grande expedientes suprimidos para a votação como pauta exclusiva, de forma nominal e aberta, além de por escrito em papel entregue ao 2º secretário.
Ao votar, todos os deputados presentes parabenizaram o trabalho da Mesa Diretora reeleita. Pedro Kemp agradeceu e destacou a pluralidade respeitada. Paulo Corrêa disse que tem orgulho de participação da composição desta gestão. Gerson Claro também votou e agradeceu a confiança de todos.
“Meu sentimento é de responsabilidade e compromisso renovado, de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense. Renovada minha responsabilidade para mais uma vez liderar essa Casa. Me comprometo a honrar com a mesma dedicação. Nesses dois anos enfrentamos desafios que nos fizeram redobrar esforços. Servir com integridade e responsabilidade”, disse Gerson Claro.
A posse da Mesa eleita foi convocada por Gerson para o dia 3 de fevereiro de 2025, às 9h, na Sala da Presidência.
Mesa diretora
De acordo com o Regimento Interno da Alems, o presidente é “o representante da Assembleia quando ela houver de se enunciar coletivamente, o dirigente dos seus trabalhos e o fiscal da ordem”. O primeiro vice-presidente é o substituto imediato do presidente, enquanto o segundo vice-presidente o substitui e a este o terceiro vice-presidente.
A parte administrativa está dentre as competências da 1ª Secretaria, como autorizar despesas e pagamentos, mandar organizar a folha de pagamento dos subsídios dos deputados e manter livro próprio para registro de ausência dos parlamentares. Já ao 2º secretário cabe ler e fiscalizar as atas das sessões, anotar as votações nominais e auxiliar o 1º secretário a fazer a correspondência oficial da Assembleia.