Ícone do site SUDOESTE MS

Por que famosos estão trocando de carreira? Especialista explica fenômeno do "polywork"

Por que famosos estão trocando de carreira? Especialista explica fenômeno do "polywork"

Em entrevista à Contigo!, Ylana Miller explicou tudo sobre a tendência do polywork, que tem atraído o artistas brasileiros como Marcello Antony

Recentemente Marcello Antony surpreendeu os fãs ao revelar uma mudança em sua carreira após investir no ramo imobiliário. Longe da TV, o ator agora segue atuando como corretor em Portugal, o que chocou muitas pessoas. No entanto, essa é uma tendência que tem ocorrido em várias partes do mundo, a qual é denominada de “polywork” — a prática de ter múltiplas carreiras ou atividades profissionais simultâneas.

Em meio às dúvidas sobre o novo momento que tem atingido os artistas brasileiros, como Marcello Antony, a Contigo! foi atrás de Ylana Miller, especialista em liderança e gestão de pessoas, para explicar detalhes sobre o novo momento do mercado de trabalho 

“Polywork ou politrabalho é a opção de se engajar em várias atividades profissionais ao mesmo tempo, explorando diversas paixões no mundo do trabalho. Não é necessário que as atividades sejam complementares e na mesma área de atuação, e sim alinhadas à diversidade de interesses. As gerações X e Y denominavam de “bicos” e consideravam um complemento da renda financeira. Para a geração Z é uma prática que permite aplicar suas habilidades e motivadores de carreira, através de multiexperiências profissionais”, explica.

Vale destacar que nos últimos meses vários ex-galãs da Globo ganharam destaques após revelar que estavam trabalhando em outras áreas, como o atendimento ao público. Foi o caso de Daniel Erthal e Daniel Dalcin, além de Caio Castro, que aproveitou o tempo longe da TV para investir em startups e empreendimentos tecnológicos. 

Leia também: Nakagima explica por que decidiu vender nudes em plataforma: ‘Fim do mistério’

Segundo Ylana, no Brasil a prática de mudança dos rumos da carreira geralmente está atrelado ao desemprego, no entanto, ela garante que é importante estar sempre em busca de conhecimento para fortalecer seus traços de personalidade. 

“O ideal é que as pessoas invistam de forma continuada em autoconhecimento, autodesenvolvimento e redesenhe a sua trajetória sempre que necessário. Que identifiquem os traços que melhor definem a sua personalidade e usem a seu favor. Assim, assumirão as rédeas da sua carreira com mais assertividade”.

O polywork é uma tendência que não só redefine o conceito de carreira para os artistas brasileiros, mas também abre novas oportunidades para a inovação e a colaboração entre diferentes setores. No entanto, a especialista garante que ainda é uma parcela muito pequena da sociedade que tem tamanho privilégios como Marcello Antony. 

“Seguir o mesmo caminho que o ator exige flexibilidade, adaptabilidade, abertura a mudança, empreendedorismo e gestão do tempo. Seja no Brasil ou exterior, polywork é uma prática que seus resultados podem ter impacto da integração dessas habilidades à atuação em múltiplas atividades ao mesmo tempo. Adotar o polywork pode levar à realização pessoal, se as características de personalidade do indivíduo forem alinhadas às necessidades dessa prática profissional. Por isso, carreira é uma decisão pessoal e intransferível”, finaliza.

Fonte

Sair da versão mobile