Entenda como a falta de espaço e desvalorização de atores veteranos nas novelas está afetando a teledramaturgia brasileira
O SBT se prepara para o lançamento de mais uma obra em sua teledramaturgia, A Caverna Encantada, com estreia marcada para o dia 29 de julho, próxima segunda-feira. A trama chama atenção por apresentar um elenco variado e priorizar atores veteranos. Atualmente, muitos artistas mais velhos não encontram tantas oportunidades na teledramaturgia, entenda porque as novelas perdem ao não valorizarem artistas com mais experiência.
O cenário das novelas brasileiras não prestigia atores veteranos, e cada vez mais estão sendo escalados influenciadores digitais para papéis de destaque nas tramas. O que não necessariamente é um problema recorrer a artistas com grande engajamento nas redes sociais, mas a situação fica complicada quando veteranos são apagados do audiovisual brasilero.
Muitos motivos podem apontar para essa falta de escalação de atores mais velhos nas novelas, um deles é o etarismo. Essa forma de preconceito contra pessoas com mais idade de não acreditar que sustentam papéis de destaque, é um grande erro!
As novelas perdem ao não escalar atores mais velhos por vários motivos. Primeiro, experiência é tudo, artistas com mais experiência imprimem uma visão diferente dos personagens e dominam as técnicas de atuação porque tem anos de carreira.
É claro que existem atores talentosos de todas as idades, exemplo disso foi Klara Castanho em Viver a Vida, onde com menos de dez anos, a atriz sustentava uma vilã no horário nobre da TV Globo, mas o ponto é que a experiência aprimora o trabalho e isso não só na atuação.
QUER UM EXEMPLO?
Recentemente, o público vibrou com a escalação da dama da TV, Arlete Salles (85), como a protagonista de Família é Tudo, o nome inicial da trama seria A Vovó Sumiu. Pelo visto, mesmo mudando o nome, parece que de fato a Vovó Sumiu e o público não gostou nada disso e contestou que Arlete aparece pouco e em rápidas cenas.
Outro exemplo foi Malu Mader, a atriz estava escalada para fazer uma participação pequena em Renascer, mas ela foi destaque na trama e o público pediu para ver mais do seu trabalho na novela das nove. Esse é outro ponto interessante, o telespectador sente um carinho pelos atores veteranos, são anos entrando nas casa das pessoas.
Recentemente, Ary Fontoura (91) e Ana Lúcia Torre (78) se tornaram a luz de Fuzuê, o público celebrou a participação dos dois veteranos da televisão na trama de Gustavo Reiz. Provando, mais uma vez, que o telespectador sente falta de artistas mais velhos.
Atores veteranos reforçam que não existe essa de idade na televisão, o importante mesmo é o talento, e isso, eles tem de sobra!