Entenda quais os principais desafios que reprise de ‘Cheias de Charme’ enfrenta com exibição da trama nos dias de sábado
Entre as novidades na reprise de Cheias de Charme, na faixa da Edição Especial da TV Globo, está a exibição da novela aos sábados. Esta é a primeira vez que um folhetim, nesse horário, é privilegiado com mais um dia no ar. A decisão, no entanto, parece não ter sido bem recebida pelo público, refletindo em baixos índices de audiência. Mas por que a escolha não ‘pegou’ os telespectadores? Saiba mais.
Segundo os dados da Kantar Ibope, no último sábado, 20, a novela registrou 8,7 pontos na Grande São Paulo, o menor índice de audiência da novela na faixa da tarde. Enquanto isso, o Jornal Hoje, exibido antes da atração, bateu 9,0 pontos. O Caldeirão com Mion, que também vai ao ar no vespertino da Globo, garantiu 11,9 de audiência.
Em sua exibição original em 2012, Cheias de Charmefoi um sucesso. Não é por acaso que a trama, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, conquistou o título de maior audiência da faixa das sete da última década. Mas o que poderia explicar os baixos números no sábado?
ENTRE OS DESAFIOS
Cheias de Charme foi escolhida para ocupar a faixa e ganhar mais um dia de exibição. Além de um enredo extremamente popular, a escolha do elenco também dispensa apresentações. Entre os diversos talentos estão: Claudia Abreu, Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Ricardo Tozzi.
Apesar desse cenário, é importante lembrar que o público da TV Globo no período da tarde dos dias de semana não é o mesmo dos finais de semana. Apesar de haver mais pessoas em casa, o alcance aos telespectadores não é o mesmo em relação aos dias da semana, o que dificulta a aceitação da novela no horário, seja por conta do hábito ou da tradição na faixa.
Cheias de Charme apresenta uma trama repleta de reviravoltas e muita comédia, trazendo as empregadas domésticas para o protagonismo. Cansadas das dificuldades da vida e da profissão, cheias de sonhos e muito talentosas, do dia para a noite viram um sucesso musical na internet após postarem o videoclipe da música Vida de Empreguete. Esse foi um fator crucial para o sucesso da novela.
Na época, através das redes sociais e sites fictícios, o público de casa acabava participando involuntariamente não só do enredo, mas também da divulgação da produção e contribuindo ainda mais com o sucesso trama, mas estamos falando de uma novela com mais de dez anos. É claro que, naquele momento, a interação na internet parecia algo revolucionário e hoje em dia já se tornou trivial.
Fato é que Cheias de Charme foi um fenômeno, tanto de audiência quanto de repercussão, com grande elenco e uma história bem escrita. A atual reprise, entretanto, vem enfrentando alguns desafios para usar todos estes fatores e cativar o público, também, no sábado.