Por que a Intel cancelou as placas de vídeo Larrabee?

Em 2022, a Intel entrou oficialmente no mercado de placas de vídeo dedicadas com as Arc Alchemist para fazer frente às AMD Radeon RX e NVIDIA GeForce RTX. Entretanto, a primeira investida da empresa no setor ocorreu em 2005, com o início do projeto Intel Larrabee, primeira microarquitetura Intel para GPUs discretas.

Sem nunca receber um nome comercial, as Larrabee combinavam elementos de CPU e GPU em um projeto ambicioso, inclusive apresentando gráficos com Ray Tracing em tempo real já em 2009. Por outro lado, a complexidade do projeto e diversas questões de desempenho levaram a uma série de adiamentos, até o cancelamento oficial das placas de vídeo Larrabee em dezembro de 2009.

O que foi o Projeto Larrabee?

Continua após a publicidade

O Projeto Larrabee surgiu inicialmente apenas como uma GPU de uso geral (GPGPU) voltada para tarefas computacionais, como cálculos vetoriais, operações físicas complexas e processamento avançado de dados. Seu nome foi escolhido em homenagem ao Monte Larrabee, ao norte do estado de Washington, praticamente na divisa com o Canada.

Desde que as primeiras GPUs discretas foram desenvolvidas nos anos 1990, seu uso original não era para jogos, mas para acelerar tarefas computacionais complexas que levariam tempo demais em CPUs convencionais. Na prática, elas foram criadas para fins científicos e de pesquisa, atuando como coprocessadores dedicados com caráter modular para facilitar a escalabilidade.

Evidentemente, com o mercado de jogos para PC já bem estabelecido, o potencial das GPUs em games trazia um enorme mercado latente para consumidores domésticos. Por essa razão, seu uso acadêmico quase sempre acabava ofuscado por seu uso comercial, e a própria comunicação oficial das marcas passou a focar quase que exclusivamente em games. 

Continua após a publicidade

Já em 1999, a Intel havia arriscado se aventurar no desenvolvimento de GPUs discretas para ambas as finalidades com as i740, mas abandonou o projeto, voltando a investir novamente no setor apenas em 2005, com as Larrabee. A intenção com a nova empreitada era criar um produto que fosse efetivamente as duas coisas: um poderoso coprocessador para uso científico e uma GPU dedicada competente para jogos.

Como eram as GPUs Intel Larrabee?

Em termos de arquitetura, as Intel Larrabee combinavam CPUs CISC multicore e GPU em um mesmo silício. Além da compatibilidade com instruções x86 e coerência e hierarquia de endereçamento em cache, as Larrabee também traziam núcleos SIMD (única instrução e múltiplos dados) para executar cálculos vetoriais avançados.

Justamente essa combinação é o que garantia ao projeto a capacidade de realizar, já em 2009, renderização em tempo real de efeitos de Ray Tracing, quase uma década antes das primeiras GeForce RTX. Diferente de outras GPUs, as Larrabee ainda contavam com sistemas de pipelining totalmente programáveis, permitindo que sua operação fosse adequada para cada caso de uso, seja em pesquisa, seja em games.

Continua após a publicidade

Em retrospecto, o projeto original das Larrabee se assemelhava ao que a arquitetura CUDA da NVIDIA acabou se tornando, ao combinar as capacidades de aceleradores gráficos com alguns conjuntos de instruções de uso geral. 

Quais eram as concorrentes da Intel Larrabee?

Algo importante a se considerar, no entanto, é que a partir do início dos anos 2000, o mercado de GPUs se tornou extremamente visado pelo consumidor doméstico. Um dos efeitos dessa popularização foi a necessidade de estabelecer ciclos de desenvolvimento relativamente curtos, para estar sempre abastecendo os usuários com novos produtos, mais poderosos e inovadores.

Continua após a publicidade

Por essa razão, as novas gerações de GPUs eram apresentadas em janelas de 1 a 2 anos, quase sempre implementando tecnologias que já haviam sido introduzidas no setor de pesquisa e agora chegavam ao público geral. Assumindo que as Intel Larrabee, com desenvolvimento iniciado em 2005, fossem efetivamente lançadas em 2010, elas iriam encarar as NVIDIA GeForce GTX 400 e as AMD Radeon HD 5000 e HD 6000.

Aquela geração, em especial, era uma das primeiras a trazer memórias GDDR5 em praticamente todas as placas gamer da NVIDIA e AMD, salvo por alguns modelos de entrada e iGPUs. Sendo assim, mesmo os modelos mais simples das duas principais fabricantes já representavam saltos de desempenho consideráveis em relação à geração anterior.

Desempenho das GPUs Intel Larrabee

Continua após a publicidade

Em termos de desempenho — teórico, pois a placa nunca viu a luz do dia —, a ideia era transformar o número de núcleos x86 de 1 GHz em uma métrica de desempenho. Artigos da Intel apresentados durante a SIGGRAPH 2008, conferência anual sobre GPUs, sugeriam que as placas utilizavam 25 núcleos para rodar Gears of War em 1600 × 1200 (Full HD no antigo formato 4:3) a 60 FPS, e apenas 10 núcleos para Half-Life 2.

A proposta é similar ao que é praticado atualmente com núcleos CUDA, núcleos Tensor, Unidades Computacionais e Stream Processors. Contudo, o número de núcleos x86 é muito menor, em valores mais compreensíveis para o público comum, e refletia indiretamente os outros componentes embarcados que eram escalonados dentro do conjunto.

Dessa forma, a percepção de que uma placa era superior ficaria reduzida a um único valor e não à associação de peças que, se mal dimensionadas, criam gargalos no próprio projeto. Além disso, programar na arquitetura híbrida exigia muito menos linhas de código para uma renderização de Ray Tracing, ponto bastante promissor para a época.

Continua após a publicidade

O problema é que os resultados sugeridos para a Larrabee, que chegaria ao mercado em 2010, ainda ficavam próximos aos de uma GeForce GTX 285, bem abaixo do lineup apresentado pela NVIDIA para lançamento naquele ano. Mesmo com o potencial de adiantar em quase 10 anos a implementação do Ray Tracing, era pouco provável que usuários e desenvolvedores adotassem um produto estreante, baseado apenas em uma tecnologia específica, mas sem um conjunto entregando desempenho bruto para fazer frente à concorrência.

Por que a Intel cancelou as GPUs Larrabee?

Um dos primeiros problemas das Larrabee é que seu hardware extremamente complexo e ambicioso resultou em um ciclo de desenvolvimento demasiadamente longo, sem produtos comercialmente viáveis para sustentá-lo. Recapitulando, o mercado aquecido de GPUs criou ciclos de lançamento extremamente curtos e exigentes.

Ainda hoje é necessário entregar produtos comerciais com regularidade para, entre outras questões, alimentar a própria pesquisa e avanço das gerações em desenvolvimento. Evidentemente, o esforço envolvido para criar uma nova GPU não leva apenas 2 anos, mas é preciso garantir algum retorno para que as curtas janelas de lançamento fossem minimamente sustentáveis.

Continua após a publicidade

Tanto NVIDIA quanto AMD já tinham essa dinâmica estabelecida, mantendo bom fluxo de caixa para P&D. Enquanto isso, a Intel ainda estava  evoluindo e adiando o mesmo projeto por quase 5 anos sem retorno direto. Em alguns casos, é comum utilizar a expressão “too big to fail” (grande demais para fracassar), refletindo que certos projetos precisam ser entregues, mesmo que apenas para recuperar uma fatia do valor investido, e as Larrabee, claramente, não configuravam esse cenário.

Apesar de terem sido canceladas, a proposta ousada de criar uma placa de vídeo discreta combinando elementos de CPU e GPU não foi totalmente em vão. Boa parte da pesquisa envolvida no desenvolvimento das Larrabee acabou incorporada como aceleradores vetoriais embarcados na arquitetura dos processadores Xeon, para servidores.

Continua após a publicidade

Alguns dos conjuntos de instruções criados para os processos computacionais avançados foram aplicados a coprocessadores eventualmente integrados à arquitetura x86 da Intel. Oficialmente, o desenvolvimento e sucesso relativo das atuais GPUs dedicadas Intel Arc não utilizou referências diretas das Larrabee, mas, ao que tudo indica, a experiência ajudou a dimensionar melhor o escopo do projeto e quais erros evitar.

Tanto por isso, desde o primeiro momento as Intel Arc não foram pensadas para os segmentos topo de linha, mas sim de entrada e intermediários. Com isso, é possível começar a abastecer o mercado com produtos atraentes para uma faixa de público maior e assegurar um processo de desenvolvimento continuado e autossustentável.

Continua após a publicidade

Fonte: Dbpedia.orgIEEE Computer Society; Intel Community

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
4 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
3 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
3 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
1 mês ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas