Entenda porque reprise de ‘Cheias de Charme’ não emplacou na Globo e registrou baixos índices de audiência na Edição Especial
Na última sexta-feira, 30, a Globo encerrou a exibição da reprise de Cheias de Charme, mas ao contrário do que se esperava, a trama não emplacou no horário e registrou baixos índices de audiência. Entenda porque o canal errou ao investir na exibição da novela no horário da Edição Especial.
Segundo dados da Kantar Ibope Media, Cheias de Charme registrou média geral de 10,7 pontos, pior índice de uma reprise da faixa. Só para fazer uma comparação, a primeira reprise desse horário foi O Cravo e A Rosa que registrou 17 de audiência.
A semana inicial de Cabocla, substituta de Cheias de Charme também não foi uma das melhores, pelo contrário, a reprise marcou 10,8 pontos em São Paulo, a audiência mais baixa da Edição Especial. Um pouco do reflexo de sua antecessora.
POR QUE NÃO EMPLACOU?
Em sua exibição original em 2012, Cheias de Charme foi um sucesso. A novela apresenta uma trama repleta de reviravoltas e muita comédia, trazendo as empregadas domésticas para o protagonismo, cansadas das dificuldades da vida e da profissão, cheias de sonhos e muito talentosas. Do dia para a noite elas se tornam um sucesso musical na internet após postarem o videoclipe da música Vida de Empreguete.
O elenco dessa novela dispensa apresentações, contendo como os protagonistas: Claudia Abreu, Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Ricardo Tozzi e Alexandra Richter todos são grandes nomes da teledramaturgia.
Não é por acaso que a trama, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, conquistou o título de maior audiência da faixa das sete da última década, mas o que poderia explicar os baixos números de audiência?
Na época, através das redes sociais e sites fictícios, o público de casa acabava participando involuntariamente não só do enredo, mas também da divulgação da produção e contribuindo com o sucesso trama. É importante analisar que estamos falando de uma novela com mais de dez anos. É claro que, naquele momento, a interação na internet parecia algo revolucionário e hoje em dia já se tornou trivial, não é mais uma novidade que ajuda a bombar a trama.
Outro ponto também é a fidelidade do público desse horário aos clássicos, não é por acaso que Mulheres de Areia, Chocolate com Pimenta e OCravo e a Rosa são obras sempre reprisadas nas tardes da Globo e apresentam ótimos índices na audiência.
Cheias de Charme é uma novela com pontos bons e grandes destaques, mas não conquistou esse apelo entre o público e também não conseguiu emplacar. Agora, resta acompanhar o desempenho de Cabocla, outro grande clássico, na faixa da Edição Especial.