A Fórmula 1, que pertence à Liberty Media, e a Copa do Mundo, organizada pela Fifa, são as propriedades mais procuradas do esporte mundial, aponta uma pesquisa realizada pela SportBusiness Sponsorship.
O estudo faz parte da primeira edição do Global Sponsorship Report, relatório que analisa a indústria de patrocínios e o portfólio comercial das oito maiores organizações esportivas do mundo. O projeto contou com respostas de 175 representantes de empresas líderes em seus setores e agências de marketing.
A F1 e a Copa do Mundo foram apontadas como as propriedades mais procuradas por 19% dos entrevistados. A NFL (futebol americano) e a Champions League (futebol) ficaram em terceiro e quarto lugares, com 13% e 11%, respectivamente.
O relatório responsabiliza a adição do Grande Prêmio de Las Vegas no calendário da F1, bem como as recentes renovações de acordos comerciais, pelo crescimento da renda da organização com patrocínios, que alcançou US$ 579,6 milhões. O número representa um aumento de 35% em comparação com 2023.
A expectativa é de que a F1 apresente novos aumentos de renda com patrocínios nos próximos anos, principalmente por conta de um acordo com o Grupo LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo e dona de marcas como Louis Vuitton, Moët Hennessy e TAG Heuer. Estima-se que o acordo vale mais de US$ 100 milhões por temporada, que se somarão aos novos valores de parcerias com American Express, Lenovo e Santander.
Na América do Norte, a NFL se destaca. Entre os entrevistados do continente, 35% afirmaram que a liga norte-americana de futebol americano é a principal propriedade de patrocínio, enquanto a F1 é a primeira escolha de 7%.
A liderança global da F1 se dá por conta de sua dominância na Europa, onde 27% dos entrevistados apontaram a categoria como a principal propriedade de patrocínio.
A Copa do Mundo, por outro lado, se destaca tanto na América do Norte quanto na Europa. Com sua próxima edição, em 2026, sendo sediada por Estados Unidos, Canadá e México, o Mundial de Futebol Masculino foi a primeira escolha de 21% dos entrevistados norte-americanos e 15% dos europeus.
Entre as ligas consideradas pela pesquisa, a NFL se destaca como a mais valiosa. A competição gerou entre US$ 1,8 bilhão e US$ 2 bilhões em receitas de patrocínio e licenciamento em 2023, segundo o estudo.
Apesar de não aparecer no Top 3 entre as propriedades mais procuradas, a NBA (basquete) é a segunda colocada em relação ao portfólio de patrocínios. Combinando patrocínio e licenciamento, porém, a MLB (beisebol) fica mais próxima da NFL.
Os esportes femininos apresentaram uma tendência de crescimento, com 77% dos entrevistados concordando com o fato de que as modalidades estão começando a atrair públicos que são significativos para as marcas e 78% prevendo aumento nas taxas de patrocínio.
A WNBA (basquete) foi escolhida por 4% dos entrevistados como a propriedade mais procurada, 1% a mais do que a NBA. A liga norte-americana de basquete feminino teve sua visibilidade impulsionada pelo último Draft, liderado pelo fenômeno Caitlin Clark.