Nome muito conhecido do consumidor brasileiro e líder no segmento em que atua, o de processamento de alimentos, a Perdigão comemora 90 anos em 2024. A marca aproveitou esse momento para expandir suas ações de marketing, com um olhar especial para o segmento esportivo.
Em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, o gerente de marketing da Perdigão, Rafael Gonçalez, comentou sobre as estratégias que movem os investimentos feitos pela marca nessa área. Um deles consiste na parceria com a National Football League (NFL) no Brasil.
A Perdigão aproveitou o evento NFL in Brasa, realizado em São Paulo (SP), no último mês de fevereiro, para promover sua linha Na Brasa, de produtos para churrasco.
“É um evento que já está em seu segundo ano e possui um público muito engajado. A semelhança dos nomes foi uma feliz coincidência”, disse Gonçalez.
Muito além da denominação do evento
Mas o fato dos nomes serem parecidos não foi o único aspecto que pesou para o patrocínio ocorrer. Segundo o executivo, a expansão da NFL no mercado brasileiro foi um fator mais decisivo.
“Uma das coisas que nos chamaram a atenção foi o crescimento vertiginoso de pessoas que acompanham a NFL no Brasil. Em dez anos, o número de fãs saltou de 3 milhões para 38 milhões”, explicou.
Outro aspecto relevante por trás desse investimento no NFL in Brasa está no atual posicionamento da marca, baseado no mote “Comer junto tem sabor de Perdigão”.
“O NFL in Brasa representou uma avenida de oportunidades. Pudemos realizar uma série de ativações como ‘Jogador Manda Brasa’ ou a ‘Corrida de 40 Jardas’. O Super Bowl, com seus intervalos e atrações que vão além do jogo, traz em seu DNA essa questão da reunião e do churrasco”, afirmou.
Apesar de ainda considerar cedo para avaliar os resultados do investimento na NFL, Gonçalez disse que as pesquisas indicam uma melhora constante nos atributos de marca da Perdigão em tempos recentes.
“A presença no NFL in Brasa nos permite estar próximos a um público qualificado, formado por homens na faixa dos 18 aos 40 anos, com o qual queremos dialogar”, revelou.
O fato do evento ocorrer na capital paulista também pesou para a marca realizar o investimento.
“É o nosso maior mercado”, lembrou.
Na visão de Gonçalez, a parceria com a NFL ganhará uma relevância adicional a partir deste ano, por conta da realização do primeiro jogo oficial da liga em território brasileiro.
A partida será em 6 de setembro, na Neo Química Arena, entre o Philadelphia Eagles e um adversário que deverá ser anunciado ainda nesta quinta-feira (4).
“O Brasil caminha para superar o México e se tornar o segundo maior mercado da NFL no mundo. O jogo na Neo Química Arena certamente trará uma série de oportunidades. Ainda não sabemos como será nossa participação. Mas vamos evoluir”, destacou.
Copa do Nordeste
O Nordeste é outro mercado importante para a Perdigão. Hoje, a região concentra 25% do consumo do portfólio da marca.
Em busca de consolidar e ampliar essa participação, a Perdigão resolveu patrocinar a Copa do Nordeste, principal torneio regional de futebol do país.
“Na Copa do Nordeste, trabalhamos com nosso portfólio completo de produtos. Somos a única marca de alimentos entre os patrocinadores”, ressaltou Gonçalez.
O executivo destacou o bom momento vivido pelas equipes nordestinas, que têm conseguido avançar em competições internacionais e atrair investimentos de grandes grupos estrangeiros.
“O futebol do Nordeste sempre teve grande relevância no Brasil. Nos últimos anos, tem passado por um momento em que busca se organizar e conquistar mais espaço”, analisou.
Entre as ativações do patrocínio, está o Tour da Taça, que levou o troféu da Copa do Nordeste às principais capitais da região, como Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A Perdigão também tem apostado em iniciativas digitais, inclusive uma que convidou torcedores a enviarem, pelas redes sociais, relatos de histórias que ilustrem sua paixão pelo time do coração.
“Essas histórias foram selecionadas e depois transformadas em música pela dupla Caju & Castanha”, disse Gonçalez.
Já para a final da Copa do Nordeste, a Perdigão convidará chefes de cozinha locais para promoverem a culinária das cidades dos clubes finalistas. Essa ação também terá repercussão nas redes.
Por fim, Gonçalez afirmou que a Perdigão está aberta a investir em novos patrocínios na área esportiva, mas explicou que a ideia, neste momento, é consolidar a presença na NFL e na Copa do Nordeste.
“Estamos sempre atentos a novos territórios e oportunidades de consumo. Mas, hoje, queremos consolidar esses dois ativos importantes que possuímos”, finalizou.