Um grupo de produtores rurais de Campo Grande participaram nesta semana da Feira da Agricultura Familiar da Tecnofam 2024, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de abril, no Parque de Exposições de Dourados – cidade distante a 229 quilômetros de Campo Grande. Em sua quinta edição, a feira apresentou aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, assim como maquinários, implementos e equipamentos, que desempenham papel fundamental na cadeia produtiva do campo.
O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era, Francisco Renan Diaz, ficou impressionado com o evento e agradeceu a PrefCG pela oportunidade. “Foi muito bom, com certeza, é muito importante a parceria da Prefeitura de Campo Grande com os agricultores que têm interesse em buscar conhecimento, inovação e assistência técnica. Deu até para fazer alguns negócios para fortalecer as vendas da produção. Somos muito gratos à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, que fez toda a ponte para podermos ir para a feira. Foi muito maravilhoso!”, disse.
Atualmente, a Prefeitura de Campo Grande presta apoio técnico a 24 assentamentos rurais e cerca de 250 hortas urbanas. São vários os programas promovidos para fortalecer as cadeias produtivas do município, priorizando os agricultores familiares e os pequenos agricultores. Destaque para o Agro Forte Sustentável, o Hortas Urbanas, o Adubando Oportunidades e o Patrulha Agrícola Mecanizada.
A 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar da Tecnofam 2024 foi promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com diversas instituições. A iniciativa atende a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), que tem entre eles a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
#pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra produtores familiares durante a 5ª edição da Tecnofam