Ícone do site SUDOESTE MS

Os 9 melhores filmes bíblicos disponíveis nos streamings

Nota Diária

A Bíblia é uma das obras mais influentes da história. Suas narrativas milenares transcendem crenças e fronteiras, retratando eventos e personagens que impactaram fortemente o imaginário humano. 

As histórias contidas na Bíblia inspiraram todas as formas de arte, incluindo o cinema. Diante disso, selecionamos 9 filmes baseados na Bíblia que se encontram disponíveis nos serviços de streaming.

Os melhores filmes inspirados na Bíblia

Barrabás (1961)

Barabbas (1961) / Crédito: Dino de Laurentiis Cinematografica, Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Sob a direção do conceituado cineasta Richard Fleischer, “Barrabás” é baseado no romance homônimo de Pär Lagerkvist. 

O filme conta uma versão da vida de Barrabás, personagem do Novo Testamento que é um criminoso condenado à crucificação. No entanto, quando Pôncio Pilatos, o governador romano, oferece à multidão a escolha entre liberar Jesus ou Barrabás, a multidão escolhe libertar Barrabás. 

Anthony Quinn protagoniza como Barrabás. O elenco ainda conta com Silvana Mangano, Katy Jurado, Arthur Kennedy, Harry Andrews, Ernest Borgnine, Vittorio Gassman e Jack Palance.

Leia mais:

Gênesis – A Criação e o Dilúvio (1994)

Genesi: La creazione e il diluvio (1994) / Crédito: Beta Film, Lube, RAI, Lux Vide (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Netmovies e Pluto TV.

Dirigido pelo renomado cineasta italiano Ermanno Olmi, este filmaço com imagens deslumbrantes baseia-se no Livro do Gênesis e conta, de forma poética, sobre a criação do mundo até o Grande Dilúvio. 

No filme, um pastor nômade narra para sua família as histórias bíblicas, como o surgimento do mundo, Adão e Eva, Caim e Abel, até a arca de Noé.

Ester e o Rei (1960)

Esther and the King (1960) / Crédito: 20th Century-Fox (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Pluto TV.
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Este épico bíblico tem a direção creditada a dois mestres do cinema: Raoul Walsh e o italiano Mario Bava, que foi diretor de fotografia do longa mas, no entanto, também é creditado como co-diretor em cópias italianas. 

O enredo é baseado no Livro de Ester da Bíblia Hebraica e no Antigo Testamento. Na trama, o rei Assuero da Pérsia (Richard Egan), recentemente enlutado, busca uma nova esposa e tem seu interesse voltado para a encantadora Ester (Joan Collins). 

Esther and the King (1960) / Crédito: 20th Century-Fox (divulgação)

No entanto, Ester é uma mulher judia, e o perverso conselheiro do rei, Hamã (Sergio Fantoni), está incitando a intolerância contra os seguidores dessa fé.

Sansão e Dalila (1949)

Samson and Delilah (1949) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Netmovies.
  • Disponível para assinantes do Looke e Oldflix.

Épico bíblico dirigido por Cecil B. DeMille, este filme é uma adaptação da história encontrada no Livro dos Juízes, no Antigo Testamento. 

A trama segue Sansão (Victor Mature), um homem cujo segredo de sua super força está em seu cabelo não cortado. Ele é seduzido e se apaixona por Dalila (Hedy Lamarr), que descobre seu segredo e o traí aos filisteus. 

Clássico do cinema, a obra ainda conta com George Sanders e Angela Lansbury.

Os Dez Mandamentos (1956)

The Ten Commandments (1956) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Mais um filme dirigido por Cecil B. DeMille, “Os Dez Mandamentos”, é um épico baseado no Livro do Êxodo, encontrado na Bíblia, além de uma série de romances que ajudaram a dramatizar a história de Moisés, desde seu nascimento até a libertação dos israelitas da escravidão no Egito e a entrega dos Dez Mandamentos. 

The Ten Commandments (1956) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Com Charlton Heston interpretando Moisés, o elenco ainda possui astros como Yul Brynner (Sete Homens e Um Destino), Anne Baxter (A Malvada) e Edward G. Robinson (Alma no Lodo). O filme é considerado um clássico do cinema.

Êxodo: Deuses e Reis (2014)

Exodus: Gods and Kings (2014) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e Star+.

Mais um filme sobre Moisés para a lista, “Exodus: Deuses e Reis”, conta com a direção de Ridley Scott. Adaptando a história bíblica do Livro do Êxodo, o filme é estrelado por Christian Bale como Moisés. 

O longa narra a libertação dos israelitas da escravidão no Egito, liderada por Moisés. O elenco ainda conta com Joel Edgerton, John Turturro, Aaron Paul, Ben Mendelsohn, Sigourney Weaver e Ben Kingsley.

Noé (2014)

Noah (2014) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e Star+.

Além da narrativa bíblica do Dilúvio encontrada no Livro de Gênesis, o filme “Noé” também incorpora elementos do Livro de Enoque. 

O longa é dirigido por Darren Aronofsky e é protagonizado por Russell Crowe como Noé, junto com Jennifer Connelly, Emma Watson, Ray Winstone e Anthony Hopkins em papeis de destaque.

A trama segue a jornada de Noé (Crowe) enquanto recebe uma visão divina de um dilúvio iminente que destruirá toda a vida na Terra. Ele é instruído a construir uma arca para salvar sua família e representantes de todas as espécies de animais.

A Paixão de Cristo (2004)

The Passion of the Christ (2004) / Crédito: Icon Productions (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+ e NOW.

Este filme retrata as últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo. A história começa com a agonia no Jardim do Getsêmani e passa por uma violenta representação da Flagelação de Jesus. 

A trama ainda aborda a crucificação e morte de Jesus e termina com uma breve descrição da ressurreição. 

O drama religioso é dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel como Jesus de Nazaré. O elenco ainda conta com Maia Morgenstern e Monica Bellucci.

O Rei dos Reis (1961)

King of Kings (1961) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Dirigido pelo mestre do cinema Nicholas Ray, “O Rei dos Reis” adapta o Novo Testamento e retrata a vida de Jesus Cristo desde seu nascimento até sua crucificação e ressurreição. 

O papel de Jesus foi interpretado por Jeffrey Hunter, e o filme também conta com Siobhán McKenna, Robert Ryan, Viveca Lindfors, Ron Randell, Hurd Hatfield e Rip Torn no elenco, além da narração feita por Orson Welles.



Fonte

Sair da versão mobile