Os 12 melhores filmes de tubarão segundo a crítica (e os 5 piores também)

A temática de filme de tubarão tem entre seus melhores representantes o clássico Tubarão, de Steven Spielberg, e Águas Rasas, dirigido por Jaume Collet-Serra, segundo especialistas. Um bom filme de tubarão tem o poder de causar medo e tensão. Por conta do terror que as pessoas sentem pelos predadores do mar, existem diversos longas novos e antigos com esta temática, como Tubarão (1975), Águas Rasas (2016) e Sob as Águas do Sena (Netflix, 2024). Pensando nisso, o TechTudo reuniu os 12 melhores filmes de tubarão, segundo as notas da crítica do Rotten Tomatoes.
No entanto, como também sabemos que a qualidade dos títulos varia, separamos os cinco piores para matar a sua curiosidade! Vale ressaltar que, nesta lista, foram consideradas somente as produções disponíveis no streaming.
🎬 Veja 10 filmes de tubarão para assistir online hoje mesmo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O filme documentário Extinção dos Tubarões obteve um ótimo desempenho pela crítica especializada
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Veja no Fórum do TechTudo
Conheça os 12 melhores filmes de tubarão segundo a crítica
Tubarão (1975)
Brincando com Tubarões (2021)
Expedição Kon Tiki (2012)
Águas Rasas (2016)
Extinção dos Tubarões (2018)
Cape Cod: A Ameaça dos Mares (2023)
Perigo em Alto Mar (2010)
Sharks 3D (2004)
Mar Aberto (2003)
Perigo no Recife (2022)
Sob as Águas do Sena (2024)
Perigo no Oceano (1999)
1. Tubarão (1975)
Vencedor de três Oscars de Steven Spielberg, o filme Tubarão pode ser assistido no Amazon Prime Video. Estrelado por Roy Scheider (O Show Deve Continuar), Robert Shaw (Golpe de Mestre) e Richard Dreyfuss (A Garota do Adeus), o longa acompanha a jornada de um xerife, um biologista e um marinheiro que passam a caçar um tubarão que criou o caos em uma praia. Sucesso entre a crítica especializada, a produção obteve aprovação de 97% dos críticos e 90% da audiência. No IMDb, Tubarão alcançou nota 8,1 baseada em 644 mil avaliações.
O filme Tubarão, de Steven Spielberg, teve um enorme impacto cinematográfico em sua época
Reprodução/IMDb
2. Brincando com Tubarões (2021)
O documentário Brincando com Tubarões, disponível no Disney+, é dirigido e roteirizado por Sally Aitken. O enredo conta a história da mergulhadora pioneira Valerie Taylor, que dedicou sua vida a abordar o mito que envolve nosso medo dos tubarões. Em sites agregadores, a produção obteve uma resposta bastante positiva tanto do público quanto da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, por exemplo, o documentário conquistou 96% dos especialistas e 100% da audiência. Já no IMDb, sua nota é 7,5.
O filme documentário Brincando com Tubarões é focado na mergulhadora profissional Valerie Taylor
Reprodução/Rotten Tomatoes
3. Expedição Kon Tiki (2012)
O filme Expedição Kon Tiki, disponível na Netflix, Paramount+ e Amazon Prime Video, acompanha o explorador Thor Heyerdahl ao fazer uma travessia épica pelo oceano pacífico em uma balsa de madeira em 1947. O temor de um ataque de tubarões aumenta a tensão da trama. Estrelada por Pål Sverre Hagen (O Cidadão do Ano), a produção também conta com os atores Anders Baasmo (O Cidadão do Ano) e Gustaf Skarsgård (Vikings) no elenco.
Roteirizado por Petter Skavlan, o longa é dirigido por Joachim Rønning e Espen Sandberg. Em sites agregadores, Expedição Kon Tiki recebeu uma ótima resposta da crítica e da audiência. No IMDb, sua nota é 7,1, no Rotten Tomatoes, o filme alcançou a aprovação de 81% dos críticos e 77% do público.
O filme Expedição Kon Tiki está disponível na Netflix, Paramount+ e Amazon Prime Video
Reprodução/IMDb
4. Águas Rasas (2016)
Disponível no Paramount+, o longa Águas Rasas é estrelado por Blake Lively (Gossip Girl), Óscar Jaenada (Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas) e Sedona Legge (Garotas webcam). No filme, Nancy, uma jovem que adora surfar, é atacada por um tubarão-branco a 200 metros da costa e ela precisa lutar pela vida em busca de um local seguro.
Dirigida por Jaume Collet-Serra, a produção é roteirizada por Anthony Jaswinski. No IMDb, sua nota é 6,3, baseada em 141 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, o longa conquistou a aprovação de 78% da crítica, apesar de ter recebido uma menor resposta positiva do público: 59%.
No filme Águas Rasas, Blake Lively interpreta a sufista Nancy, que é atacada por um tubarão
Reprodução/IMDb
5. Extinção dos Tubarões (2018)
O documentário Extinção dos Tubarões, disponível no Amazon Prime Video, é dirigido e roteirizado pelo fotógrafo e cineasta canadense Rob Stewart. Na produção, uma jornada de aventura se mistura com a denúncia sobre uma indústria ilegal e bilionária de caça de tubarões e a corrupção política por trás dela. Em sites agregadores, o documentário é um sucesso entre a crítica especializada. No IMDb, a produção obteve nota 7,5, já no Rotten Tomatoes, conquistou a aprovação de 100% dos críticos e de 91% da audiência.
No documentário Extinção dos Tubarões, o cineasta Rob Stewart denuncia a indústria de caça ilegal
Reprodução/Rotten Tomatoes
6. Cape Cod: A Ameaça dos Mares (2023)
Com aprovação de 100% dos críticos e nota 6,1 no IMDb, Cape Cod: A Ameaça dos Mares é um filme documentário sobre tubarões disponível no Max (antigo HBO Max). O longa, dirigido por Ivy Meeropol, explora a região turística de Cape Cod, que começa a ter problemas quando ataques de tubarão-branco se tornam frequentes. Enquanto isso, cientistas locais e pesquisadores começam a investigar o motivo para o aparecimento dos animais, além de tentar entender como as mudanças no habitat dos tubarões influenciam a situação.
Cape Cod é um filme documentário sobre o aparecimento de tubarões em uma comunidade turística
Reprodução/IMDb
7. Perigo em Alto Mar
Perigo em Alto Mar, disponível na Pluto.TV, é um clássico filme de terror de tubarão lançado em 2010. Na trama dirigida por Andrew Traucki, um grupo de amigos fica perdido no mar após o veleiro em que estavam colidir com um recife e virar. No entanto, ao tentar nadar até uma ilha, eles percebem que estão sendo perseguidos por um tubarão-branco. Com elementos de suspense, Perigo em Alto Mar tem nota 79% dos críticos no Rotten Tomatoes, entretanto no IMDb a nota diminui para 5.8.
Perigo em Alto Mar é um filme de tubarão clássico com toques de suspense
Reprodução/IMDb
8. Sharks 3D
O filme Sharks 3D é um documentário lançado em 2004, dirigido por Jean-Michel Cousteau. No fundo do mar, imagens impressionantes mostram a vida dos tubarões em seu habitat natural. O curta explora diferentes espécies, como tubarão-branco, tubarão-martelo e tubarão-baleia, e detalha os diferentes papéis que desempenham ao longo da narração de Geoffrey Bateman. No Rotten Tomatoes, 75% dos críticos aprovam o filme de tubarão, já no IMDb, a nota é 6.1.

Sharks 3D é um filme documentário que convida o espectador para conhecer os tubarões
Reprodução/Rotten Tomatoes
9. Mar Aberto
O filme de tubarão Mar Aberto é carregado de suspense e terror, mas o pior é que sua história é baseada em fatos reais! Lançado em 2003 e disponível para aluguel no Apple TV+, o longa conta a história de Susan e Daniel, um casal que decide fazer uma viagem de mergulho durante as férias em uma ilha tropical. No entanto, a tripulação do barco erra e deixa-os em alto mar, em águas infestadas de tubarões. O filme dirigido por Chris Kentis alcançou 71% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas o público do IMDb avalia com uma nota inferior, 5.8.
Mar Aberto é um clássico filme de tubarão, com uma história de mergulhadores esquecidos no mar cheio de predadores
Reprodução/IMDb
10. Perigo no Recife
Sequência independente do filme Perigo em Alto Mar, em 7º lugar nesta lista, Perigo no Recife é mais um filme de tubarão dirigido por Andrew Traucki. Lançado em 2022, o longa de terror e suspense segue a história de Nic, uma jovem que, após a morte trágica de sua irmã, decide embarcar em uma viagem com amigas para fazer caiaque e mergulho. Após poucas horas de expedição, as quatro jovens percebem que estão sendo perseguidas por um grande tubarão-branco. Disponível no Amazon Prime Video, Perigo no Recife tem 68% de aprovação do público, mas alcança apenas 4.1 no IMDb.
Perigo no Recife é mais um clássico filme de tubarão, onde jovens são atacadas por um tubarão-branco em uma viagem
Reprodução/IMDb
11. Sob as Águas do Sena
O filme mais recente da lista é Sob as Águas do Sena, lançado em 2024 na Netflix. No verão do mesmo ano, Paris está sediando o Campeonato Mundial de Triatlo no rio Sena pela primeira vez. No entanto, uma cientista descobre que um tubarão vive nas profundezas do rio. Agora, ela e uma ativista ambiental precisam agir o mais rápido possível para evitar uma possível matança. O filme de tubarão é dirigido por Xavier Gens e tem nota de 61% da crítica no Rotten Tomatoes. Já no IMDb, o público deu apenas 5.1 estrelas ao longa.

Sob as Águas do Sena é um filme de tubarão lançado pela Netflix em 2024
Reprodução/IMDb
12. Do Fundo do Mar
O último filme da lista é Do Fundo do Mar, lançado em 1999 e disponível no Max (antigo HBO Max). Em uma instalação de pesquisa submarina, um grupo de cientistas pesquisa a cura para o Alzheimer realizando experimentos genéticos em tubarões — o que, acidentalmente, torna os animais mais inteligentes. No entanto, quando os predadores escapam do confinamento, os cientistas precisam lutar para sobreviver. O filme de ação é dirigido por Renny Harlin e tem Samuel L. Jackson no elenco. No Rotten Tomatoes, Do Fundo do Mar tem 60% de aprovação da crítica, enquanto no IMDb a nota do filme é 5.9.
Do Fundo do Mar é um filme de tubarão de 1999 que mistura experimento científico e ação
Reprodução/IMDb
Conheça os 5 piores filmes de tubarão segundo a crítica
5. À Deriva (2022)
Estrelado por Alicia Silverstone (As Patricinhas de Beverly Hills) e James Tupper (Os Pinguins do Papai), À Deriva pode ser conferido no catálogo do Paramount+. O filme, dirigido e roteirizado por Le-Van Kiet, acompanha a jornada de um casal que se vê encalhado no mar quando uma tempestade tropical invade sua vila. Para sobreviver, eles são forçados a enfrentar desafios enquanto os tubarões os rodeiam.
Em sites agregadores, a trama não obteve um bom desempenho. No IMDb, por exemplo, sua nota é 2,6 baseada em 6,5 mil avaliações. No Rotten Tomatoes, o longa segue o mesmo caminho, alcançando a aprovação de somente 19% dos críticos e 6% do público.
O filme de tubarão À Deriva mostra um casal que precisa salvar a própria vida
Reprodução/IMDb
4. Sharknado: Corra Para o 4º (2016)
O quarto filme da franquia Sharknado pode ser visto no Amazon Prime Video. Estrelado por Ian Ziering (Barrados no Baile) e Tara Reid (O Grande Lebowski), o filme retoma o enredo que mistura tubarões e tornados, desta vez nos locais mais inesperados. Roteirizado por Thunder Levin, a produção é dirigida por Anthony C. Ferrante.
A resposta que o longa obteve da audiência e dos críticos, no entanto, não foi das melhores. No Rotten Tomatoes, a produção alcançou aprovação de 14% da crítica especializada e 25% do público. Já no IMDb, sua nota é 3,9, baseada em 8,9 mil avaliações.
No filme Sharknado: Corra Para o 4º (2016), tubarões e tornados se misturam no enredo da trama
Reprodução/IMDb
3. Tubarão 3 (1983)
Em Tubarão 3, disponível no catálogo do Globoplay, um tubarão de dez metros fica preso no parque aquático SeaWorld e cabe aos filhos do chefe de polícia resgatar a todos. Estrelado por Dennis Quaid (Longe do Paraíso), o longa conta com direção de Joe Alves e roteiro de Peter Benchley, Richard Matheson e Carl Gottlieb. Em sites agregadores, a produção obteve um baixo desempenho. No IMDb, sua nota é 3,7, baseada em 47 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, Tubarão 3 alcançou a aprovação de somente 11% dos críticos e 17% da audiência.
O filme Tubarão 3 está disponível no catálogo do Globoplay
Reprodução/IMDb
2. Maré Negra (2012)
Estrelado por Halle Berry (Mulher-Gato), o filme Maré Negra pode ser assistido no Amazon Prime Video. Na trama, uma mergulhadora profissional retorna às águas profundas um ano depois de um encontro quase fatal com um grande tubarão-branco. Dirigido por John Stockwell, a produção conta com o roteiro de Amy Sorlie e Ronnie Christensen.
O longa obteve um péssimo desempenho em sites agregadores. No Rotten Tomatoes, por exemplo, chegou a reprovação total entre a crítica especializada, com 0%, e alcançou a aprovação de somente 16% do público. No IMDb, sua nota é 4,3, baseada em 9,3 mil avaliações.
No filme Maré Negra, Halle Berry interpreta a mergulhadora Kate, que volta às águas profundas depois de um ataque de tubarão
Reprodução/IMDb
1. Tubarão IV – A Vingança (1987)
Dirigido por Joseph Sargent e disponível no Globoplay, o filme Tubarão IV – A Vingança acompanha o dilema da viúva do chefe de polícia Brody, que acredita que sua família está sendo atacada por outro tubarão em busca de vingança. A produção é estrelada por Lorraine Gary (1941) e Lance Guest (Asas do Terror), além de contar com o roteiro de Peter Benchley e Michael De Guzman. Com aprovação de 0% dos especialistas e 15% da audidência no Rotten Tomatoes, o longa foi duramente criticado. No IMDb, sua nota é 3,0, baseada em 49 mil avaliações.
O filme Tubarão IV – A Vingança está disponível no Globoplay
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10), Justwatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10)
Mais do TechTudo
Assista: vídeo mostra todos os planos do Globoplay
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • A imensa coluna de fumaça escura torna mais impressionante o incêndio que está atingindo fazendas de eucalipto em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande.

📹Divulgação/ Fatos Regionais

#fogo #ribas #aguaclara #queimada
  • No Pantanal, o fogo está ameaçado a reprodução das araras-azuis.

O incêndio avança com força. Chegou bem perto do ninho de araras-azuis. Depois que o fogo passa, a paisagem fica acinzentada.

O fogo queimou 80% da fazenda que abriga projetos de preservação, no Pantanal de Miranda - Mato Grosso do Sul.
Entre eles, o Instituto Arara Azul. Biólogos e veterinários visitam ninhos toda semana. Conferem ovos e filhotes. Um, de poucas semanas, está bem. Rotina que foi intensificada para avaliar possíveis impactos do fogo para a espécie - que está em período de reprodução.

O refúgio tem 120 ninhos catalogados. Quinze precisaram ser trocados depois dos incêndios deste ano. Mas o fogo que consome o Pantanal não atinge apenas os locais escolhidos pelas araras-azuis para a reprodução, como também as principais fontes de alimentos para essas aves.

Siga @sudoeste_ms para ver mais!

(Fonte/Reprodução: @/g1@/jornalnacional)
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que “cassar um ministro não é bom” e falar em impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é “humilhante”. As declarações foram feitas durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil em tom de arrefecimento.

O líder conservador, sem citar Alexandre de Moraes nominalmente, disse que o magistrado “abaixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade da tua frente”.

Peço a Deus que toque o coração dos 11 ministros e os 11 ministros busquem uma alternativa entre vocês. É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom. Agora, esse ministro, por favor, abaixe um pouquinho a guarda, tire esse coração de maldade da tua frente – declarou o ex-presidente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
  • Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) conversou com senadores de oposição ao receber o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (9/9). Ao estilo mineiro, Pacheco apresentou ressalvas à ofensiva contra o magistrado, mas afirmou que analisaria “com zelo” o documento, que também conta com a adesão de 150 deputados.

“Sempre tive muita prudência ao avaliar impeachment em relação a atos jurisdicionais. Decisões judiciais, por mais equivocadas que sejam, são passíveis de recursos, e é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional quando outros ministros [do STF] confirmaram a mesma decisão. Por essa mesma razão, eles poderiam ter o mesmo destino [o afastamento]. Só essa prudência que temos… Vou ter todo o zelo [na análise do pedido]”, disse Pacheco.

Em meio às negociações para sua sucessão no comando do Senado e preparando-se para uma eventual disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026, Pacheco tem evitado embates diretos com a oposição. Dessa forma, ele encaminhou o pedido de impeachment para a análise da Advocacia do Senado.

Nos bastidores, a avaliação é que são poucas as chances de Pacheco dar sequência ao pedido de afastamento de Moraes. Os senadores avaliam que o presidente do Senado já escolheu sua batalha quando pautou e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais de ministros do STF. O texto ainda precisa ser aprovado na Câmara.

🎥 Reprodução
  • Acidente grave no final da manhã desta terça-feira (3), na entrada da cidade de Bela Vista, envolvendo duas carretas, não temos informações se há  vítimas.

Estamos apurando as informações.

Imagens :Rede Social
  • Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais.

O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto.

Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”.

A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
  • 🚨VEJA: No Rio, ladrão sobe em fios após ser perseguido por moradores e com medo de ser linchado, acaba fazendo pedido inusitado.

- “O tia, liga pra polícia aí”.
  • Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região.

O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online.

“O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
  • A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (@apiboficial ), que representava os povos indígenas brasileiros na conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a mesa de negociações nesta quarta-feira (28/8). A entitade abandonou o grupo por discordar da condução dos trabalhos que tratam de ações sobre o Marco Temporal.

Vídeo publicado pela equipe da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), que participa da audiência, mostra o momento em que os representantes da Apib se levantam da mesa de negociações e saem.

A indígena Maria Baré afirmou durante a sessão que a conciliação envolve partes que sequer fazem parte do processo de demarcação das terras indígenas, além de não haver nitidez sobre o que será discutido. Ela frisou ainda que qualquer negociação sobre direitos fundamentais seria inadmissível, conforme prevê a Constituição Federal.

A advogada Eloísa Machado, que assessora a Apib, alegou que as tratativas podem levar a “graves violações de direito” e avaliou ser inadmissível uma audiência de conciliação que não reforce o papel do STF na defesa de direitos minoritários. Ela ainda indicou que não é possível ser feito um acordo por maioria em uma questão em que se trata do direito de minorias.

O juiz auxiliar Diego Viegas, do gabinete de Gilmar Mendes, ressaltou que o ministros determinou que a audiência continuasse, ainda que sem os representantes dos povos indígenas. A sessão seguiu com os debates, sem a deliberação.

📹 Reprodução
A imensa coluna de fumaça escura torna mais impressionante o incêndio que está atingindo fazendas de eucalipto em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande. 📹Divulgação/ Fatos Regionais #fogo #ribas #aguaclara #queimada
2 dias ago
View on Instagram |
1/9
No Pantanal, o fogo está ameaçado a reprodução das araras-azuis.

O incêndio avança com força. Chegou bem perto do ninho de araras-azuis. Depois que o fogo passa, a paisagem fica acinzentada.

O fogo queimou 80% da fazenda que abriga projetos de preservação, no Pantanal de Miranda - Mato Grosso do Sul.
Entre eles, o Instituto Arara Azul. Biólogos e veterinários visitam ninhos toda semana. Conferem ovos e filhotes. Um, de poucas semanas, está bem. Rotina que foi intensificada para avaliar possíveis impactos do fogo para a espécie - que está em período de reprodução.

O refúgio tem 120 ninhos catalogados. Quinze precisaram ser trocados depois dos incêndios deste ano. Mas o fogo que consome o Pantanal não atinge apenas os locais escolhidos pelas araras-azuis para a reprodução, como também as principais fontes de alimentos para essas aves.

Siga @sudoeste_ms para ver mais!

(Fonte/Reprodução: @/g1@/jornalnacional)
No Pantanal, o fogo está ameaçado a reprodução das araras-azuis. O incêndio avança com força. Chegou bem perto do ninho de araras-azuis. Depois que o fogo passa, a paisagem fica acinzentada. O fogo queimou 80% da fazenda que abriga projetos de preservação, no Pantanal de Miranda - Mato Grosso do Sul. Entre eles, o Instituto Arara Azul. Biólogos e veterinários visitam ninhos toda semana. Conferem ovos e filhotes. Um, de poucas semanas, está bem. Rotina que foi intensificada para avaliar possíveis impactos do fogo para a espécie - que está em período de reprodução. O refúgio tem 120 ninhos catalogados. Quinze precisaram ser trocados depois dos incêndios deste ano. Mas o fogo que consome o Pantanal não atinge apenas os locais escolhidos pelas araras-azuis para a reprodução, como também as principais fontes de alimentos para essas aves. Siga @sudoeste_ms para ver mais! (Fonte/Reprodução: @/g1@/jornalnacional)
4 dias ago
View on Instagram |
2/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que “cassar um ministro não é bom” e falar em impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é “humilhante”. As declarações foram feitas durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil em tom de arrefecimento.

O líder conservador, sem citar Alexandre de Moraes nominalmente, disse que o magistrado “abaixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade da tua frente”.

Peço a Deus que toque o coração dos 11 ministros e os 11 ministros busquem uma alternativa entre vocês. É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom. Agora, esse ministro, por favor, abaixe um pouquinho a guarda, tire esse coração de maldade da tua frente – declarou o ex-presidente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que “cassar um ministro não é bom” e falar em impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é “humilhante”. As declarações foram feitas durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil em tom de arrefecimento. O líder conservador, sem citar Alexandre de Moraes nominalmente, disse que o magistrado “abaixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade da tua frente”. Peço a Deus que toque o coração dos 11 ministros e os 11 ministros busquem uma alternativa entre vocês. É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom. Agora, esse ministro, por favor, abaixe um pouquinho a guarda, tire esse coração de maldade da tua frente – declarou o ex-presidente. Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
4 dias ago
View on Instagram |
3/9
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) conversou com senadores de oposição ao receber o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (9/9). Ao estilo mineiro, Pacheco apresentou ressalvas à ofensiva contra o magistrado, mas afirmou que analisaria “com zelo” o documento, que também conta com a adesão de 150 deputados. “Sempre tive muita prudência ao avaliar impeachment em relação a atos jurisdicionais. Decisões judiciais, por mais equivocadas que sejam, são passíveis de recursos, e é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional quando outros ministros [do STF] confirmaram a mesma decisão. Por essa mesma razão, eles poderiam ter o mesmo destino [o afastamento]. Só essa prudência que temos… Vou ter todo o zelo [na análise do pedido]”, disse Pacheco. Em meio às negociações para sua sucessão no comando do Senado e preparando-se para uma eventual disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026, Pacheco tem evitado embates diretos com a oposição. Dessa forma, ele encaminhou o pedido de impeachment para a análise da Advocacia do Senado. Nos bastidores, a avaliação é que são poucas as chances de Pacheco dar sequência ao pedido de afastamento de Moraes. Os senadores avaliam que o presidente do Senado já escolheu sua batalha quando pautou e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais de ministros do STF. O texto ainda precisa ser aprovado na Câmara. 🎥 Reprodução
4 dias ago
View on Instagram |
4/9
Acidente grave no final da manhã desta terça-feira (3), na entrada da cidade de Bela Vista, envolvendo duas carretas, não temos informações se há vítimas. Estamos apurando as informações. Imagens :Rede Social
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais.

O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto.

Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”.

A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais. O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto. Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”. A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente. Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
2 semanas ago
View on Instagram |
6/9
🚨VEJA: No Rio, ladrão sobe em fios após ser perseguido por moradores e com medo de ser linchado, acaba fazendo pedido inusitado. - “O tia, liga pra polícia aí”.
2 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região.

O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online.

“O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região. O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online. “O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal. Saiba mais www.sudoestems.com.br
2 semanas ago
View on Instagram |
8/9
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (@apiboficial ), que representava os povos indígenas brasileiros na conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a mesa de negociações nesta quarta-feira (28/8). A entitade abandonou o grupo por discordar da condução dos trabalhos que tratam de ações sobre o Marco Temporal. Vídeo publicado pela equipe da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), que participa da audiência, mostra o momento em que os representantes da Apib se levantam da mesa de negociações e saem. A indígena Maria Baré afirmou durante a sessão que a conciliação envolve partes que sequer fazem parte do processo de demarcação das terras indígenas, além de não haver nitidez sobre o que será discutido. Ela frisou ainda que qualquer negociação sobre direitos fundamentais seria inadmissível, conforme prevê a Constituição Federal. A advogada Eloísa Machado, que assessora a Apib, alegou que as tratativas podem levar a “graves violações de direito” e avaliou ser inadmissível uma audiência de conciliação que não reforce o papel do STF na defesa de direitos minoritários. Ela ainda indicou que não é possível ser feito um acordo por maioria em uma questão em que se trata do direito de minorias. O juiz auxiliar Diego Viegas, do gabinete de Gilmar Mendes, ressaltou que o ministros determinou que a audiência continuasse, ainda que sem os representantes dos povos indígenas. A sessão seguiu com os debates, sem a deliberação. 📹 Reprodução
2 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas