Parece que o Google pode ganhar um rival de peso no segmento de pesquisas, pois a OpenAI estaria de olho em lançar o seu próprio mecanismo de busca para bater de frente com a Big Tech de Mountain View, de acordo com o site The Information. A fonte ainda cita que o serviço rodaria através do Bing da Microsoft.
A publicação, no entanto, não deu mais detalhes quanto a suposta tecnologia de buscas da OpenAI ser um serviço avulso ao ChatGPT ou algo inteiramente novo. Nesse ponto, vale ponderar que o chatbot da empresa de IA não é um buscador, embora seja usado para essa finalidade.
Pedreira pela frente
Continua após a publicidade
Ao confrontar o Google, a OpenAI estaria ameaçando décadas de hegemonia na categoria de buscas na web. Esta, inclusive, que nunca foi verdadeiramente abalada pela concorrência e é considerada sinônimo de pesquisas, com direito ao termo “googlar”.
Além disso, o Google vem investindo pesado na sua própria inteligência artificial Gemini, que substituiu a IA Bard recentemente. Além disso, o Google já implementou uma IA generativa na busca, que resume conteúdos, indica links e atua meio que como uma rival do Copilot no Bing.
Pesquisas com IA
Continua após a publicidade
Apesar de a OpenAI liderar a corrida dos chatbots de IA generativa, não é somente o Google que a ameaça nesse front, pois outras companhias contam com os seus próprios buscadores alimentados por IA.
Dentre os principais nomes do gênero é possível destacar You.com, Perplexity Ask e o próprio Copilot no Bing da Microsoft.
De qualquer modo, é possível imaginar que a entrada da OpenAI nesse mercado ao menos faça algum barulho.
Fonte: The Information