Largou tudo! Descubra o que Pampa fazia antes de virar jogador profissional de vôlei
Pampa ficou muito conhecido por fazer parte da primeira medalha de ouro do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Mas o que poucos sabem é que, antes disso, o jogador teve uma carreira para lá de inesperada. Pampa faleceu nesta sexta-feira (7) em São Paulo após uma longa batalha contra um Linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema linfático.
Antes de investir na jornada como jogador de vôlei, Pampa fazia parte do Exército no Recife. Quando foi dispensado do cargo, ele foi convidado pelo ex-treinador para ir à capital do Mato Grosso do Sul e fazer parte da “Copágaz” com a camisa 12.
“Até então não existia a figura do Pampa. Ele estava saindo do cargo de sargento em Recife. No primeiro semestre ficamos em Mato Grosso do Sul. Após seis meses, seguiu para contratação. Ele chegou aqui sem saber bater na bola. Mudou após o treinamento diário, duas vezes por dia e com muita intensidade. Naquela época ele era muito forte”, relembrou Pezão.
Com Pampa na equipe, o time conquistou os principais títulos nacionais e ainda ganhou diversos campeonatos em apenas dois anos. Para Pezão, essa foi a “magia de 84” do time: “Foram 14 malucos que se juntaram para fazer dar certo. Em cima disso, se criou uma história e os finalistas da Copa do Brasil. Campo Grande tinha 300 mil habitantes. A cidade respirava voleibol”.
Pampa deixou o “Copagáz” em dezembro de 1986, mas seguiu jogando em outros times.
QUEM É A ESPOSA DE PAMPA?
O jogador olímpico de vôlei André Ferreira, o Pampa, faleceu nesta sexta-feira (7) no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, após uma longa batalha contra um câncer no sistema linfático, o Linfoma de Hodgkin. Famoso por conquistar a primeira medalha de ouro do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Pampa deixou uma esposa e duas filhas. Conheça a amada do atleta:
Paula Falbo foi a segunda esposa do esportista e ficou ao seu lado até o último dia de vida. Assim como o marido, ela mantém a privacidade longe da mídia e, inclusive, tem o perfil trancado nas redes sociais. Apesar disso, foi Paula que se comunicou com a imprensa para informar sobre o estado de saúde de Pampa.