O que é MTG? Faixas ocupam topo das paradas, alavancam carreiras e geram debate sobre direitos autorais; conheça!


‘MTG Quem não quer sou eu’ teve aprovação de Seu Jorge; enquanto outro sucesso, a ‘MTG Chihiro’, não conseguiu autorização de Billie Eilish Se você abrir o ranking das canções mais ouvidas do país ou reparar em vídeos nas redes sociais, inclusive aqueles postados por famosas como Rafa Kalimann e Giullia Buscacio, vai se deparar com músicas cujos nomes começam com a seguinte sigla: “MTG”. Isso nada mais é do que a abreviação da palavra “montagem”. As faixas costumam ser sucessos já conhecidos e até considerados clássicos, mas com uma batida bem diferente e única, numa pegada funk que é original de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Sambista: Zeca Pagodinho revela valor de aposentadoria
Conheça Kaê Guajajara: Cantora indígena da Favela da Maré elogiada pela Forbes estreia no Rock in Rio
— É uma junção de remix com mashup (mistura de músicas diversas), em que se acrescentam vocais diferentes e com a batida de funk — resume DJ Topo, que se dedica a essa nova forma de produzir faixas.
Initial plugin text
DJ Mulú, que também já fez MTGs famosas, acrescenta:
— Apesar de o estilo mineiro ser diferente, aqui no Rio as montagens também já existem há bastante tempo.
Mas o “estilo minimalista e melódico” de BH é considerado uma novidade, como define Mulú. O sucesso dessas músicas é tão grande que elas já acumulam milhares de reproduções. Uma delas, que hoje é a música mais ouvida do Brasil no Spotify, é a “MTG Quem não quer sou eu”, produzida por Topo a partir do hit de Seu Jorge.
— Eu queria fazer um funk de BH e decidi usar uma música da MPB como base. Quando chegou no top 1 do Spotify, não acreditei! — vibra o DJ paulista.
Seu Jorge aprovou a nova versão e curtiu ver a canção de 2011 voltar a bombar, principalmente com a geração mais jovem. Para Topo, o fenômeno da MTG e o reconhecimento impactaram na carreira:
— Estou quase preenchendo toda a agenda de shows até o fim do ano. Muitas propostas de gravadoras e artistas pra fazer MTGs também surgiram.
Initial plugin text
Créditos no streaming
Toda essa repercussão levanta uma discussão em torno dos direitos autorais e a monetização dessas montagens. Os artistas só passam a lucrar com a faixa quando ela entra no streaming. DJ Topo, por exemplo, conseguiu formalmente a autorização de Seu Jorge antes de lançar a música.
— A legalização é importante para que todo mundo seja beneficiado. Os autores originais são preservados e, dependendo do acordo, recebem parte do que essas versões geram também — diz Brenda Espasandin, da MusicPro, distribuidora que participou da negociação da “MTG Quem não quer sou eu”, entre outras versões.
Initial plugin text
Caso o artista coloque a montagem no streaming sem autorização prévia do autor original, ele pode ser notificado, e a faixa é tirada da plataforma. O Ecad, entidade responsável por direitos autorais no Brasil, emitiu nota sobre o tema: “Além de apropriação indevida, há a impossibilidade de identificar e remunerar os verdadeiros autores”.
Gustavo Deppe, advogado na área de Direito Autoral Musical, reforça que a questão é complexa e ainda pouco difundida:
— Não vale a pena tentar burlar sistemas das distribuidoras e streamings. Se o titular da obra utilizada sem autorização tiver um advogado ou equipe jurídica, poderá exigir não só o que a música gerou de royalties, mas reparações por perdas e danos.
Initial plugin text
E nas redes sociais?
Plataformas como TikTok e o Instagram são onde as MTGs mais fazem sucesso. De acordo com Gustavo, as exceções para a utilização sem autorização de fonogramas não foram pensadas para as redes. Por que é possível postar esse tipo de conteúdo nelas? O advogado diz:
— Os vídeos que contêm essas obras não são monetizados por quem realiza o upload. Cada plataforma tem seus mecanismos para que seus titulares recebam os ganhos gerados por esses conteúdos ou, no mínimo, saibam que isso está acontecendo. Dessa forma, decidem se o remix, por exemplo, fica no ar ou não. Dizer se essa utilização, no contexto das redes sociais e sem monetização, é certa ou errada seria muito simplório frente ao nosso contexto cultural e social.
‘Libera aí, Billie Eilish’
É o que muita gente tem pedido na internet para a cantora norte-americana depois do sucesso da “MTG Chihiro”, do DJ Mulú. O áudio dessa versão da música do novo álbum da artista gringa já foi usado cerca de 500 mil vezes nas redes, mas não está em plataformas de streaming. O brasileiro tentou autorização para isso, mas enquanto não consegue, nada feito.
— Eles não estão pensando em remixes ainda para esse disco da Billie Eilish (“Hit me hard and soft”). Eu meio que já esperava, mas foi o que estava ao meu alcance depois de milhares de pessoas me pedirem para subir o remix nas plataformas. Meu objetivo com essa montagem nunca foi monetizar e jamais tentaria isso sem autorização. Teve uma versão pirata no Spotify, mas a gravadora derrubou — diz Mulú, natural de Iguaba, no Rio.
‘MTG Chiriro’ é sucesso nas redes sociais
Maria Isabel Oliveira | Glaucia Mayer
De acordo com o DJ, que já trabalhou com Pabllo Vittar, Duda Beat e mais artistas nacionais, Finneas O’Connell, irmão de Billie e produtor do novo álbum dela, ouviu a MTG e curtiu:
— Ele disse que achou a versão divertida, por isso que ela continua disponível no YouTube. Vi que eles reivindicaram direitos autorais, mas não derrubaram a minha versão lá. Tem um site que monitora as curtidas da Billie, e parece que ela curtiu um vídeo que tem meu remix. Talvez ela tenha ouvido também.
Initial plugin text
Por que elas fazem tanto sucesso?
Para Topo, o que torna as montagens um viral, assim como acontece com outros tipos de remixes e mashups, é o fator surpresa com a nostalgia.
— A arte de fazer algo diferente com alguma música já conhecida, sempre vai chamar atenção. O que muda é a “pegada”. Quando comecei (em 2019), por exemplo, muitas montagens estouravam no rave funk. Agora, MTGs com funk de Belo Horizonte e assim por diante…
No mercado da música há 10 anos, Mulú completa:
— Acho que as pessoas têm curtido também um funk mais musical, com melodias e sem muito palavrão. Tem algo nostálgico que conecta gerações. Você pode ouvir com a família de boa, mas também pode dançar nos bailes.
Initial plugin text
Bombando no streaming e nas redes
1. MTG Quem não quer sou eu
Initial plugin text
2. MTG Chihiro
Initial plugin text
3. MTG Forró e desmantelo
Initial plugin text
4. MTG Quero te encontrar
Initial plugin text
5. Não fosse tão tarde (MTG Remix)
Initial plugin text
Saiba-mais taboola

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
3 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas