A enchente é um fenômeno provocado pelo aumento repentino do nível da água, a qual pode inundar regiões inteiras. As causas variam, mas costumam estar ligadas a chuvas intensas que sobrecarregam barragens ou a ineficiência de sistemas urbanos de drenagem. A seguir, confira mais informações sobre as consequências das enchentes na sociedade e mais detalhes sobre os principais motivos que ocasionam esse fenômeno.
Leia mais:
O que é e o que causa as enchentes? Entenda os principais motivos
A enchente é caracterizada pelo aumento repentino do volume de água em uma região incapaz de drenar todo esse fluido, provocando uma inundação que ataca prédios, casas, árvores e que pode submergir partes inteiras de uma cidade.
A causa das inundações varia de acordo com o local onde elas acontecem. Geralmente, elas começam devido uma chuva intensa e duradoura, que joga um grande volume de água sobre o solo de uma região. Com isso, caso o solo esteja sobrecarregado, ou seja, já tenha absorvido o máximo de água possível, o volume restante começa a acumular e submergir o que está envolta.
Também é possível que, se uma cidade não tiver uma urbanização planejada para cenários como esse, como sistemas eficientes de drenagem, as ruas e casas sejam invadidas pela água e fiquem imersas.
A chuva intensa também pode aumentar o nível de água de uma barragem, por exemplo, e fazê-la vazar a ponto de inundar uma cidade. Outro cenário bastante comum é a quebra desta mesma barragem, um evento causado pela sobrecarga no volume de água ou por um erro de construção: nestes casos, é liberada em uma cidade uma quantidade anormal de água, o que pode engolir casas inteiras.
Seja como for, é dever dos órgãos públicos a construção de sistemas eficientes de drenagem, que não apenas impeçam a água de acumular na cidade, mas que a destine para um local seguro para não afundar as casas e prédios.
Quais as consequências de uma enchente?
Há inúmeras consequências e cada uma está ligada um contexto diferente. Mas, de forma, geral, aqui estão as principais:
- Queda temporária da energia devido ao comprometimento do sistema elétrico;
- Inundação de casas e lojas;
- Destruição de propriedade pública e privada devido à força da água e aos detritos trazidos por ela;
- Morte de pessoas e animais;
- Acidentes de trânsito;
- Contaminação de água potável;
- Transporte de dejetos na água da enchente, o que pode contribuir para a proliferação de doenças;
- Destruição de habitats naturais, etc.