A nova legislatura da Câmara Municipal completou 100 dias de atuação nesta quinta-feira (10), em Campo Grande. A Mesa Diretora instituiu foco de abrir a Casa ao diálogo com protagonismo.
A gestão do presidente, vereador Papy (PSDB), imprimiu ritmo dinâmico de trabalho para atuar próxima às demandas sociais, promovendo iniciativas que ampliam a transparência e protagonismo institucional.
O gestor entende que há muito o que fazer, mas destacou conquistas nesse período.
”A nossa realidade é de uma exigência altíssima por parte da população de Campo Grande. Acredito que temos pontos positivos que nos auxiliam no sentido de dar uma resposta para as pessoas que confiam na Câmara e que elegeram a nós vereadores”, afirmou.
CPI do Transporte
Conforme a divulgação, um dos marcos destacados por Papy foi a instalação da CPI que vai investigar o Transporte Público de Campo Grande, demanda antiga da população.
”Há anos que o povo de Campo Grande esperava por uma CPI e nessa gestão, sob a minha presidência e contando com o apoio da Mesa Diretora e demais vereadores, conseguimos fazer com que ela fosse instalada. Então eu penso que esse é um grande avanço”, reforçou o vereador.
Articulação Política
Outro ponto de destaque neste início de gestão, diz o presidente, foi a articulação política em nível federal. A Câmara Municipal promoveu uma agenda estratégica com a bancada federal de Mato Grosso do Sul em Brasília (DF), fortalecendo o papel do Legislativo Municipal na busca por recursos e investimentos para a cidade. O resultado mais concreto foi o anúncio, ainda em janeiro, de R$ 110 milhões destinados a obras de infraestrutura.
”A agenda com a Bancada Federal foi um assunto muito importante, porque trouxe protagonismo para o Parlamento Municipal. Nós estreitamos essa relação com os deputados federais, atraindo recursos importantes. Um exemplo é que foi anunciada na Câmara a liberação de R$ 110 milhões para obras estruturais. Estamos em contato com o Governo do Estado, que vai realizar as obras dos viadutos da Coca-Cola e da avenida Via Parque, além do acesso do bairro das Moreninhas. São execuções que a Câmara vai participar ativamente no acompanhamento e aplicação desses recursos”, explicou Papy.
Diálogo
No campo do debate público, as audiências realizadas pela Câmara também tiveram papel de destaque nesses primeiros 100 dias de 2025. Uma delas, sobre a concessão da BR-163, reuniu representantes da classe política estadual, sociedade civil organizada e ampla cobertura da imprensa. A participação ativa da Câmara em temas estruturais para a cidade reafirma, segundo o presidente, o papel do Legislativo como espaço de diálogo democrático.
”As audiências públicas realizadas até o momento foram de grande valia. O debate que recebemos sobre a concessão da BR-163 foi de alto nível, tendo ampla participação da classe política de todo o Estado e da imprensa. Dessa forma posicionamos a Câmara como palco dos assuntos que são de extrema importância para Campo Grande. E é dessa forma que a gente vai continuar construindo”, acrescentou o presidente da Casa de Leis.
Foi dito também que Papy enfatiza o compromisso com a modernização da estrutura interna da Câmara, visando fortalecer a atuação dos vereadores e garantir que os mandatos estejam cada vez mais alinhados às reais necessidades da população. “Queremos otimizar o trabalho dos parlamentares, fortalecendo o processo legislativo municipal, e viabilizar que os vereadores sejam os legítimos representantes da população da Capital. Além é claro de colaborar com o Executivo para benefício da cidade de Campo Grande”, concluiu Papy.