Médicos da Maternidade Mariana Bulhões fazem parto raro de trigêmeos gerados naturalmente Quando a manicure Jiani Jasmini, de 31 anos, e seu marido, o varredor Adriel Teixeira, de 28, começaram a pensar em aumentar a família, não esperavam uma aventura tão inusitada quanto a que estavam prestes a vivenciar. A surpresa dos pais da pequena Anny, de 5 anos, veio logo nas primeiras ultrassonografias do pré-natal: em vez de um, eram três pequenos corações batendo dentro da barriga de Jiani e a casa com um quarto, cozinha e banheiro na Caixa D’Água, em Mesquita, construída com tanto zelo pelo casal, ia ficar ainda menor.
Itaguaí: acordo inédito visa produção de hidrogênio verde na cidade
Maricá: cidade integra comissão organizadora da Sexta Conferência Estadual das Cidades
O susto com a notícia foi tamanho que Adriel, ao sair da sala de exames, ainda atordoado, derrapou com a moto a caminho de casa, e Jiani quase perdeu o equilíbrio. O episódio, hoje lembrado com bom humor, marcou o início de uma jornada emocionante, que teve o seu ápice na quarta-feira, dia 13, na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu. Num parto considerado raro na medicina, Jiani deu à luz os trigêmeos Sophia, Nicolas e Jhoel, respectivamente às 13h05, 13h06 e 13h07.
“Lógico que eu tomei um susto. O médico falou assim: ‘olha, temos uma surpresa aqui. Deixa eu ver direito… me ajudem a contar: um embrião, dois embriões, e… aqui são três embriões.’ Olhamos um para a cara do outro e Jiani falou: ‘Adriel, o que você fez?’. Nesse momento foi muito assustador. A gente sempre vê casos por aí, mas nunca acha que vai acontecer com a gente”, disse o pai dos trigêmeos.
Para protagonizar este momento único, Jiani precisou ficar internada por um mês na unidade de saúde. Os bebês nasceram prematuros, com 34 semanas de gestação, um tempo considerado satisfatório no caso da gravidez gemelar (a maioria dos gêmeos nasce antes das 37 semanas). Adriel acompanhou de perto a chegada dos pequenos. Ansiedade, expectativa, emoção e alívio foram alguns dos sentimentos vividos pela família .
A cesariana durou cerca de uma hora e contou com a mobilização de cerca de 20 profissionais de saúde da maternidade, entre médicos pediatras, obstetras, anestesistas enfermeiros e instrumentadores. Os dois meninos, que são gêmeos idênticos gerados em uma única placenta, foram levados para a UTI Neonatal. Como nasceu com mais de 2 quilos, a menina pôde ir para a enfermaria, e está na companhia dos pais. A mãe está em pós-operatório. Todos os pacientes estão estáveis.
Jiani precisou de cuidados especiais durante toda a gestação, tendo que ficar internada por um mês na Maternidade Mariana Bulhões. Mesmo não esperando uma gestação de trigêmeos, ela explicou que tanto em sua família quanto na do marido há casos de gêmeos.
“Não é uma gravidez fácil. No início, o médico alertava para a possibilidade de perda. Mas graças a Deus, à minha família e ao acolhimento da equipe da maternidade, chegamos a esse momento único. Agora precisamos nos adaptar à nova realidade”, afirmou Jiani.
O último parto de trigêmeos realizado pela Maternidade Mariana Bulhões foi há quatro anos, o que evidencia a raridade desses casos, especialmente quando a gestação ocorre de forma natural. A médica obstetra Carla Manhães, de 52 anos, ressaltou a complexidade do caso e do procedimento cirúrgico.
“A gestação de trigêmeos é raríssima, ainda mais quando ocorre de forma natural. É de alto risco, e toda a equipe precisou ter cuidados específicos com a paciente para que a gestação evoluísse de forma favorável”, destacou a médica. “Já realizei muitos partos de gêmeos, mas de trigêmeos foi a primeira vez. É uma emoção enorme, pois ver três bebês nascerem de uma vez é algo indescritível. Parabéns a toda a equipe”, concluiu.
EXTRA Cidades: Leia o conteúdo do seu município
Petrópolis: https://extra.globo.com/rio/cidades/petropolis/
Teresópolis: https://extra.globo.com/rio/cidades/teresopolis/
Volta Redonda: https://extra.globo.com/rio/cidades/volta-redonda/
Quissamã: https://extra.globo.com/rio/cidades/quissama/
Itaguaí: https://extra.globo.com/rio/cidades/itaguai/
Casimiro de Abreu: https://extra.globo.com/rio/cidades/casimiro-de-abreu/
Campos dos Goytacazes: https://extra.globo.com/rio/cidades/campos/
Duque de Caxias: https://extra.globo.com/rio/cidades/duque-de-caxias/
Macaé: https://extra.globo.com/rio/cidades/macae/
Maricá: https://extra.globo.com/rio/cidades/marica/
Nova Iguaçu: https://extra.globo.com/rio/cidades/nova-iguacu/
Paraty: https://extra.globo.com/rio/cidades/paraty/
Paty do Alferes: https://extra.globo.com/rio/cidades/paty-de-alferes/
Piraí: https://extra.globo.com/rio/cidades/pirai/
Rio das Ostras: https://extra.globo.com/rio/cidades/rio-das-ostras/
Saquarema: https://extra.globo.com/rio/cidades/saquarema/
Fonte