Peço licença aos menores de 30 anos. Assim como não consigo fazer nenhuma dancinha do TikTok, é justo que eu tenha um lugar de fala aqui nesse texto. Até porque eu dediquei centenas (ou será que foram milhares?) de horas ao MSN.
O Messenger foi um fenômeno nos anos 2000, quando ainda não existiam os smartphones nem os aplicativos de conversa. Ou você ligava para alguém ou mandava um SMS – o que era muito caro na época.
Ou seja, a melhor opção para as pessoas era gastar um pouquinho da banda larga para conversar com os amigos – ou os crushes. Ah, e de preferência depois da meia noite, para pagar um pulso só.
Leia mais
Se você não entendeu nada do que escrevi até agora é porque, provavelmente, sejamos de idades diferentes. Mas é sério, o MSN marcou uma geração. E como saudade pouca é bobagem, um vídeo publicado há alguns dias no TikTok mexeu com os sentimentos do público 30+.
É isso mesmo! Ela conseguiu acessar o Windows Live Messenger! E você pode fazer o mesmo da sua casa.
Mas como isso é possível?
Refrescando a sua memória, o MSN acabou em 2013 por decisão da Microsoft, que resolveu apostar no recém comprado Skype. Ou seja, é impossível que o vídeo da mulher use os servidores originais.
O que ela fez foi acessar um app chamado Escargot, que já existe há um tempo, mas que viralizou agora.
Não sabemos quem são os anjos, digo, os criadores do programa. O que se sabe é que o Escargot tem uma parceria com o NINA, um projeto que recriou outras plataformas antigas, como o ICQ (que tinha aquele barulhinho irritante).
O projeto foi feito com engenharia reversa, ou seja, destrinchando os códigos do programa original. É por isso que ele consegue replicar praticamente tudo do original. Menos, claro, o seu perfil, com os contatos ou histórico de mensagens.
Ou seja, se você quiser bater um papo no Escargot, vai precisar começar do zero, criando uma conta e adicionando as pessoas, do jeitinho que era com o MSN.
Vale destacar que o app é gratuito e você pode começar a usá-lo agora. Mas já te adianto: não sei se vale a pena. Apesar de gostar do MSN e ter usado bastante o mensageiro, a verdade é que a forma de comunicação mudou bastante nos últimos anos.
Você, provavelmente, vai se arrepender. Ou vai usar pouco. Vale a pena apenas se você quiser matar a saudade de chamar a atenção de alguém e ver a tela tremendo. Ou de colocar um frase bem brega no status. Ou ainda deixar sua playlist exposta, só para ter um gancho para iniciar uma conversa.
O fenômeno MSN
- O MSN Messenger é de 1999.
- Foi lançado pela Microsoft junto com um portal que tinha de tudo, de jogos online até notícias.
- O programa começou como um simples bate-papo ao vivo, mas depois começou a ganhar novas ferramentas.
- Em 2005, já um fenômeno, o MSN foi rebatizado de Windows Live Messenger em uma tentativa da Microsoft de unificar suas marcas.
- De acordo com a própria multinacional, o Messenger chegou a ter 330 milhões de usuários em todo o mundo em 2009.
- Nesse meio tempo os smartphones começaram a se tornar mais populares e a Apple já tinha lançado o iPad.
- O MSN durou até 2013, quando a Microsoft comprou o Skype, que tinha mais apelo à época.
- Ele trazia funções que o MSN não tinha, como as ligações de vídeo, além de ser compatível com as invenções de Steve Jobs.
- O Brasil foi um dos últimos países a perder os servidores do antigo programa.