
Lista tem desde polêmicas até momentos inusitados e de superação Neste dia 22 de junho, a cantora paraense Joelma completa seus 50 anos. Ao longo da vida e da carreira, que tem mais de duas décadas, ela coleciona vários momentos marcantes. Nessa fase da vida, segue fazendo o que gosta, em turnê por cidades ao redor do país. O EXTRA traz uma lista com 9 episódios já vividos pela artista, que vão desde momentos inusitados, até conquistas e polêmicas.
Antes da fama: Ana Maria Braga explica sonho de ser médica e lembra fuga de casa
Confira tour: Casa que Davi, do ‘BBB 24’, investiu para alugar tem quatro quartos e custa R$ 18 mil no réveillon
Galerias Relacionadas
1. Rainha do calypso
O sucesso da cantora começa ainda no início dos anos 2000, quando ela fazia parte da Banda Calypso com o ex-marido, Ximbinha. Foi em 2004 que o grupo lançou um dos discos mais famosos, o “Volume 6”, que tem, entre as canções, “A lua me traiu”, até hoje repetida e dançada por muita gente. Anos depois, a repercussão de seus hits seguiu sendo tamanha que rendeu à cantora o título popular de “Rainha do calypso”.
2. Divórcio e carreira solo
Ximbinha e Joelma foram casados por 18 anos
Divulgação
Em 2015, a assessoria da banda informou que Joelma havia se separado do ex-marido. ” A união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional”, dizia nota da época. No ano seguinte, a artista lançou seu primeiro trabalho solo, incluindo mais um hit que segue fazendo sucesso até hoje: “Voando pro Pará”.
3. Queda em show
Em 2022, durante uma apresentação em uma festa junina na Bahia, a cantora sofreu uma queda no palco. Ela cantava a música “Anjo” e levou o tombo enquanto fazia a coreografia. Na hora, Joelma seguiu cantando ainda no chão, e se levantou rapidamente, continuando a dança. Os fãs ficaram preocupados na hora, mas ela foi aplaudida.
Este ano, quando se apresentou na casa do “BBB 24”, a cantora também sofreu uma queda ao descer as escadas do palco. Mas levantou rapidamente também.
Initial plugin text
4. Anos sem beijar
A artista contou que está há quatro anos ou mais sem beijar na boca. Em entrevistas em 2023, Joelma disse que está focando mais no trabalho atualmente: “Para ter um relacionamento você tem que ter tempo”, justificou ela ao programa ”Domingo Espetacular” no fim do ano passado.
Initial plugin text
5. Fala polêmica
Joelma sempre teve muitos fãs da comunidade LGBTQIAPN+, mas em 2013, uma resposta polêmica dela falando “conversão” fez com que a artista fosse acusada de homofobia. Com a repercussão, ela fez um vídeo dizendo: “Falam que eu disse que eu comparava gay a drogados e eu não falei isso. Relatei algo que uma pessoa me contou. Que ele deixou de ser gay e deixou as drogas. E ele falou que era tão difícil uma coisa quanto a outra, aí veio a comparação”.
Em 2023, à revista Quem, ela comentou sobre a relação com esse público, próxima até hoje: “Eles estão comigo há muitos anos, desde o início da minha carreira. Foi Deus quem os colocou na minha vida e me ajudam muito. Troco muito (sobre religiosidade) com eles. Aprendemos um com o outro. Ninguém é dono da verdade. Até nessa área (sexualidade) eles também me ensinam que o importante é o amor”.
6. Preocupação com a aparência
Joelma com o rosto inchado em 2022: sequelas da Covid
Instagram
A cantora já foi diagnosticada com Covid-19 sete vezes e sofreu com algumas sequelas da doença. Em 2021, os fãs ficaram preocupados com a aparência dela quando, em shows, Joelma surgiu com o rosto inchado. “Não é só o rosto, o corpo todo que incha. Essa sequela é quando eu ando de avião, acho que pela pressão, e quando eu começo a dançar e o sangue começa a esquentar. Descobri que era meu sangue que estava coagulando”, disse ela ao “The noite”.
7. Problemas de saúde
Quando esteve no “Mais você”, em 2024, Joelma listou outros problemas de saúde que teve, além das sete vezes em que foi diagnosticada com Covid-19: digestivo, respiratório, neurológicos e perda de músculos. Em julho de 2023, ela precisou cancelar sua agenda de shows após ter passado mal no palco. De acordo com a artista, a equipe médica identificou que o problema era na via respiratória: “Quando comecei a tratar, em dois dias virou a chave. Eu fazia exame quase toda semana e não dava nada”, disse.
8. Sucesso até com gringo
Joelma comemora sucesso de ‘Voando pro Pará’ com MC Poze do Rodo, Christian Chávez, do RBD, e até papagaio
Fotos de reprodução
Lançado há oito anos, o hit “Voando pro Pará” voltou a viralizar no fim do ano passado, se tornando a música mais tocada e sendo cantada até mesmo por Christian Chávez, do RBD, que puxou o refrão no palco dos shows recentes que fez no Rio e em São Paulo.
— Tenho acompanhado pelas redes sociais pessoas de todas as idades brincando, cantando… Está demais! Tem um monte de vídeo, um melhor que o outro! E nas ruas não é diferente. Recebo muito carinho onde vou. Ver tudo isso acontecendo é uma grande surpresa e um presente — disse Joelma ao EXTRA.
9. Filha no palco
Joelma tem se apresentado ao lado da filha caçula, Yasmin
Reprodução/Instagram
Algo marcante, e pessoalmente emocionante para Joelma, é cantar ao lado de uma de suas filhas no palco. Yasmin Mendes, de 19 anos, é filha da cantora com Ximbinha e já se apresentou com a mãe algumas vezes. No “Altas horas”, elas chegaram a cantar juntas. “Parece que foi ontem que você dividia o palco comigo dentro da minha barriga e hoje divide do meu lado”, escreveu a paraense no aniversário da jovem em julho de 2023.
Fonte










