Inspirado no best-seller de Daniela Arbex, o filme retrata os horrores reais que aconteceram em um hospital psiquiátrico em Minas Gerais
Ninguém Sai Vivo Daqui, filme estrelado por Andréia Horta, estreou nos cinemas nesta quinta-feira (11). A história é inspirada no livro best-seller de Daniela Arbex, Holocausto Brasileiro, que retrata os horrores reais que aconteceram em um hospital psiquiátrico em Minas Gerais.
Dirigido por André Ristum (A Voz do Silêncio), o filme de ficção é baseado no livro-reportagem sobre a tragédia ocorrida no Hospital Psiquiátrico de Barbacena, que ficou conhecido como Colônia.
Fundada em 1903, a instituição recebeu homens e mulheres considerados indesejados para o convívio social. Os pacientes, muitas vezes sem qualquer diagnóstico de doença mental, foram submetidos a condições desumanas no maior hospício do Brasil. Até a década de 1980, estima-se que mais de 60 mil pessoas morreram no local.
O longa conta a história da jovem Elisa, internada à força pelo pai, após engravidar do namorado. Ela é vítima de todo tipo de abusos no local e faz uma aliança com outros internos para tentar fugir do local.
Além de Andréia Horta (Elis), o elenco de Ninguém Sai Vivo Daqui conta com Fernanda Marques (Um Lugar ao Sol), Augusto Madeira (Malasartes), Naruna Costa (Todas as Flores), Vanderlei Bernadino (Sintonia), Rejane Faria (Marte Um) e Paulo Américo (Da Ponte Pra Lá).
Além de Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex também é autora de Longe do Ninho (2019) sobre o incêndio no Ninho do Urubu, que causou a morte de dez gougadões da base do Flamengo, Todo Dia a Mesma Noite (2018), sobre o incêndio da Boate Kiss, e Arrastados: Os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil (2022).