A NFL fez sua primeira partida no Brasil na sexta-feira (6), Na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). De acordo com um levantamento produzido pela Embratur, com dados da ForwardKeys, o evento movimentou mais de R$ 300 milhões.
O jogo foi responsável por fomentar o turismo esportivo e impactou a venda de passagens para o Brasil. O estudo apontou que houve aumento de 133% na compra de bilhetes aéreos na primeira semana de setembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“Esses acontecimentos são uma oportunidade de sermos vistos pelo mundo e de aumentarmos o fluxo de turistas internacionais, não só na data do evento, mas nos meses e anos subsequentes”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A base de fãs da NFL no Brasil está em crescimento acelerado. Segundo pesquisa do Ibope Repucom, 35% da população brasileira conectada se considera fã de futebol americano, representando 41 milhões de pessoas e com aumento de 310% desde 2014.
A primeira partida da NFL do Brasil potencializou o contato dos fãs brasileiros com o esporte, mas também contou com atrações que atraem outros públicos. Os hinos do Brasil e Estados Unidos foram cantados por Luísa Sonza e Zeeba, enquanto Anitta se apresentou durante o intervalo.
A combinação entre esporte e entretenimento é uma abordagem comum para a NFL. Além de incentivar o contato com outros públicos, é responsável por movimentar grandes quantias de dinheiro para a liga.
O Super Bowl, partida que decide o título da NFL, mostra anualmente que atrações do tipo são um negócio eficiente. O “Halftime Show”, que acontece no intervalo da partida, é considerado quase como um evento à parte, aproximando da liga pessoas que não necessariamente se interessam pelo esporte. Com isso, potencializa-se o valor gerado com o jogo.