A National Football League (NFL) resolveu adotar uma estratégia de marketing agressiva, às vésperas da realização de seu primeiro jogo no Brasil, que ocorrerá no próximo sábado (7), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Nos dias que antecedem a partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos intensificou suas ações no país, em busca não apenas de amplificar esse evento específico, mas dialogar com novos públicos dentro do mercado brasileiro.
A blitz de comunicação e marketing da NFL em terras verde e amarelas incluiu um episódio especial de Turma da Mônica Toys, em que os personagens criados por Maurício de Souza homenageiam o jogo que será realizado no Brasil.
A ação é fruto de uma parceira entre NFL e Mauricio de Sousa Produções, assinada pela Effect Sport, agência oficial da liga no Brasil.
Mas iniciativas da NFL por estes lados vão muito além desse vídeo voltado ao público infantil. Segundo dados do Ibope Repucom, o Brasil conta com 38 milhões de fãs declarados da competição, fato que torna o mercado do país para lá de estratégico para a liga e seus patrocinadores.
Na última semana, a liga anunciou uma corrida de rua em São Paulo (SP). A NFL Run será realizada no Parque Villa-Lobos, no dia 8 de setembro, dois dias depois do confronto entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles.
O evento terá duas opções de prova, uma corrida de 5km e uma caminhada de 2km, ambas com largada. Os participantes também poderão optar por diferentes kits, que oferecem benefícios distintos.
A relevância do Brasil para a organização esportiva norte-americana é tamanha que, na semana passada, ela anunciou um diretor-geral para o país. O escolhido para a função recém-criada foi Luis Martinez, que será responsável por liderar os negócios e a expansão da liga no país, reportando-se a Gerrit Meier, diretor administrativo da NFL International.
NFL Experience
Paralelamente ao jogo que acontecerá na Neo Química Arena, a liga também promoverá uma fan fest no Parque Villa-Lobos. A NFL Experience terá diversas atrações entre sexta-feira (6) e domingo (8).
Em entrevista à Máquina do Esporte, Luiz Martinez explicou que o evento foi pensado para impactar diferentes níveis de torcedores. A ideia é ter também atividades que possibilitem a interação de pessoas que não estão familiarizadas com a NFL, com o objetivo de ampliar a base de fãs no Brasil.
“Temos um novo público específico que queremos atrair, isso é certo. Mas a NFL Experience é para amigos e familiares, para todos. A ideia é trazer seus filhos, por conta do flag football e uma ativação infantil, mas também ter aqueles fãs super ávidos, porque você tem o Vince Lombardi [troféu da NFL] e os anéis [que os campeões da liga recebem]”, explicou.
“A relevância da NFL Experience para o jogo é enorme. Estamos fazendo o que normalmente fazemos em grandes eventos como o Super Bowl, porque não é apenas a experiência da NFL e não é apenas o jogo”, seguiu.
Entre as experiências que a NFL Experience proporcionará estão clínicas de flag football, modalidade que se assemelha ao futebol americano, porém com menos contato físico. A utilização da categoria também faz parte dos planos da liga de expandir sua base de fãs, desta vez focado no público infantil.
“Precisamos atrair e estamos realmente comprometidos em atrair novas gerações, crianças, por meio do flag football, por exemplo, ou por meio de conteúdos em redes sociais ou até mesmo através do Madden [franquia de jogos de videogame da NFL]”, acrescentou Luiz Martinez.
Ativações da temporada
As ações da NFL no mercado brasileiro não se restringem ao jogo que ocorrerá em São Paulo. Na verdade, a partida integra uma estratégia muito mais ampla de internacionalização da liga e por isso contempla diversas ativações feitas em parceria com patrocinadores e parceiros.
A plataforma de streaming Disney+, que conta em seu catálogo com a ESPN, realizou iniciativas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para promover a exibição da temporada da NFL, com ações out-of-home (OOH), peças multimídia e comunicação integrada entre os canais do grupo.
O Disney+ ainda promoveu o envelopamento tematizado dos trens da linha vermelha do metrô e da linha coral da CPTM (trem), que têm como parada a Estação Corinthians-Itaquera, onde fica a Neo Química Arena.
A NFL fechou uma parceria com a varejista de moda Renner para o lançamento de uma coleção de vestuário de várias equipes da liga, como Green Bay Packers, Philadelphia Eagles, New England Patriots e Kansas City Chiefs.
A New Era, marca especializada em acessórios para cabeça e parceira da NFL desde 2012, aproveitou o jogo no Brasil para lançar uma coleção em que todos os produtos possuem os patches oficiais do evento.
Batizada de “New Era x NFL Game” São Paulo, ela conta com uma variedade de 22 produtos, incluindo os modelos 9Fifty, 9Forty, 9Twenty, além de gorros e chapéus bucket (bucket hat). A linha de vestuário, por sua vez, oferece 11 opções, com camisas de jogo (jerseys), camisetas e jaquetas.
A New Era também integrou a ação promovida pela varejista esportiva Centauro em parceria com o grupo de multimarcas NTK para a promoção de uma série de eventos relacionados à estreia da NFL no Brasil, com ativações interativas na Arena Centauro, localizada no Parque Ibirapuera, e as lojas da Avenida Paulista e do Shopping Metrô Itaquera, todas em São Paulo (SP).
A Budweiser decidiu ativar o patrocínio ao jogo da NFL no Brasil “unindo” o futebol americano e o futebol. Para isso, escalou os ex-jogadores Denílson e Falcão e Adam Vinatieri, considerado uma lenda da NFL e que, apesar de jogar futebol americano, fez fama também com os pés, já que era kicker.
Na ação, criada pela agência Jogo, com produção da Octagon Latam em parceria com as produtoras Beyond e Abdala Brothers, a Budweiser promoveu o encontro entre os três ex-atletas na Ponte Estaiadinha, em São Paulo (SP), que teve sua estrutura transformada em um “field goal” 20 metros mais alto que o normal.