New England Patriots, da NFL, ganha direito de explorar o mercado brasileiro

Como parte da iniciativa do Programa de Mercados Globais (GMP, na sigla em inglês) da NFL, o New England Patriots apresentou uma proposta e recebeu o Brasil como seu mais novo território global. Com a licença, a equipe passará, a partir da próxima segunda-feira (1º de abril), a ter direitos de marketing presencial e digital, vendas de patrocínio regional, eventos com fãs, ativações, vendas de mercadorias e relações de comarketing com outras propriedades esportivas e de entretenimento no país.

Os Patriots fazem parte da iniciativa GMP da NFL desde o seu lançamento, em 2022, tendo sido originalmente selecionados para a Alemanha e, mais tarde, expandindo seus direitos para Áustria e Suíça, em abril de 2023. Recentemente, em novembro de 2023, a franquia participou de um jogo internacional organizado pela NFL em Frankfurt, na Alemanha.

Não há, no entanto, possibilidade dos Patriots participarem do primeiro jogo da NFL em solo brasileiro, marcado para 6 de setembro deste ano, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Isso porque o time mandante da partida, o Philadelphia Eagles, que já foi definido, não tem o time de New England entre os seus adversários “em casa” na temporada 2024/2025.

“Nossa organização tem se comprometido em expandir nosso alcance e nossa marca globalmente desde que compramos a equipe, em 1994. Nós usamos nossas plataformas de mídia social para alcançar milhões de fãs em todo o mundo, e estamos orgulhosos de ter jogado partidas da temporada regular no Reino Unido, México e Alemanha”, afirmou Robert Kraft, presidente e CEO do New England Patriots.

“Mais recentemente, o desenvolvimento do Programa de Mercados Globais da liga nos permitiu mostrar um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento de conexões mais profundas em outros países, fornecendo direitos adicionais que nos permitem comercializar nossa equipe e promover o grande jogo que é o futebol americano. Sabemos que alguns de nossos fãs mais apaixonados estão na América do Sul, e estamos animados para expandir nosso mercado internacional para o Brasil”, completou.

O sucesso dos Patriots em campo nos últimos 20 anos ajudou a aumentar significativamente a base de fãs do time no Brasil, com uma forte presença social no mercado, tanto no Instagram quanto no X (antigo Twitter). Com Bill Belichick como técnico e Tom Brady como quarterback, a franquia venceu seis vezes o Super Bowl entre 2001/2002 e 2018/2019, e é recordista de títulos ao lado do Pittsburgh Steelers.

Além disso, Massachusetts é o estado com a segunda maior população brasileira nos Estados Unidos, atrás apenas da Flórida. Outros três estados da região de New England (Connecticut, New Hampshire e Rhode Island) também têm algumas das maiores populações brasileiras do país, tornando os Patriots o “time da casa” para muitos.

“À medida que continuamos a explorar novas oportunidades para expandir nossa marca globalmente, o Brasil nos oferece uma base de fãs apaixonados dos Patriots já estabelecida que podemos nutrir e desenvolver ainda mais através do GMP da liga. Estamos ansiosos para expandir nosso alcance em todo o país e alavancar nossa experiência de comercializar os Patriots na região para impulsionar ainda mais engajamento e fã-clubes”, disse Jen Ferron, diretora de marketing da franquia.

O New England Patriots é o segundo time a receber autorização para explorar o mercado brasileiro. O primeiro havia sido o Miami Dolphins. Entre outras possibilidades, os times podem  trabalhar com parceiros estratégicos para desenvolver oportunidades comerciais no Brasil. A realização de eventos para assistir aos jogos dos Patriots, a criação de camps de futebol americano, a parceria com patrocinadores brasileiros e a organização de tours pelo país com os jogadores da equipe são exemplos de ações permitidas no âmbito do Programa de Mercados Globais.

Programa de Mercados Globais

O processo de inscrição GMP mais recente permitiu que todos os 32 times da NFL tivessem a oportunidade de enviar propostas para o país ou países elegíveis que desejavam. O programa cresceu e agora se espalha por 19 mercados internacionais, incluindo Argentina, Áustria, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, França, Alemanha, Gana, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, Irlanda, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Por meio do programa, as equipes recebem direitos por um mandato de pelo menos cinco anos. No caso dos Patriots, a franquia tem, agora, quatro mercados internacionais: Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil. Nas próximas semanas, o time já poderá anunciar novas iniciativas e eventos planejados para o mercado brasileiro.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas