Netflix negocia para transmitir 2 jogos da NFL no dia do Natal em 2024

A Netflix negocia os direitos de transmissão domésticos de dois jogos ao vivo da NFL para o próximo Natal, que cai numa quarta-feira. Recentemente, a liga de futebol americano expandiu sua presença na data festiva em uma tentativa de aumentar o público e as receitas de mídia.

Em 2022, a NFL aproveitou que o Natal foi celebrado num domingo e marcou dois jogos na data. Na temporada passada, foram mais três partidas para atrair a atenção do público que descansa o feriado em casa.

A iniciativa fez tanto que a NFL acredita que tenha criado a oportunidade de criar um novo pacote de transmissões independente de seus contratos firmados com Amazon, CBS, ESPN, Fox, NBC e YouTube. Esse acordos já garantem US$ 125 bilhões à liga de futebol americano.

A montagem do novo pacote para o mercado teria atrasado o lançamento do cronograma de jogos para a próxima temporada, que seria divulgado na quinta-feira passada (9), mas foi adiado para a próxima quarta (15).

A mudança de data alimentou especulações de que a liga estaria ganhando tempo para negociar os termos do novo pacote e testar a viabilidade comercial e tecnológica do empreendimento.

Guinada

Antes avessa a investir na aquisição de direitos de mídia de competições esportivas, a Netflix tem dado guinadas contínuas em busca de conteúdos ao vivo.

A plataforma de streaming já fechou contrato de dez anos por US$ 5 bilhões para aquisição dos direitos globais de toda a programação da WWE (luta livre) e os direitos domésticos do Monday Night Raw (programa produzido pela WWE). O acordo entrará em vigor em janeiro de 2025.

Já a NFL é uma oportunidade de testar sua estrutura para transmissão de um evento ao vivo com potencial de audiência significativamente superior à WWE.

No Natal passado, o jogo entre Las Vegas Raiders e Kansas City Chiefs, exibido na CBS, atraiu 29,2 milhões de telespectadores para a telinha. No mesmo dia, a transmissão de Philadelphia Eagles x New York Giants na Fox conquistou audiência de 29 milhões de torcedores.

Na mesma data, o Monday Night Football, da ESPN, que mostrou San Francisco 49ers x Baltimore Ravens teve público de 27,1 milhões.

Investimento

Ainda não está claro o quanto a Netflix investiria na iniciativa. Para transmitir uma partida durante a Black Friday, uma das principais datas do varejo nos Estados Unidos, a Amazon paga US$ 100 milhões por temporada à NFL. Já para ter um jogo exclusivo dos playoffs do wild card desembolsa mais US$ 120 milhões por ano.

O desafio para a NFL é tornar este pacote atraente para potenciais parceiros sem causar prejuízo nos acordos de transmissão já assinados pela liga.

Se assinado, a Netflix usaria estratégia similar à da Amazon com sua cobertura do boxing day da Premier League no Reino Unido, celebrado em 26 de dezembro.

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