A NBA estuda a criação de uma liga independente na Europa com o objetivo de desenvolver o basquete e amplificar suas receitas no continente. A competição seria gerida em parceria com a Fiba (Federação Internacional de Basquete) e excluiria a Euroliga.
Segundo o site Sportico, a NBA foi abordada por partes interessadas em expandir os negócios europeus para além da Euroliga. A ideia seria promover algo similar ao que foi feito na África com a criação da BAL (Liga Africana de basquete, na sigla em inglês).
A NBA chegou a contratar um banco de investimentos boutique, o Raine Group, com o objetivo de estudar as possibilidades para uma expansão no continente.
Projeções
Com base nas projeções feitas, a liga norte-americana acredita que o ecossistema do esporte na Europa e no Oriente Médio possa valer até US$ 3 bilhões em receitas anuais. Atualmente, o número de transmissões da NBA no Velho Continente em horário nobre, por exemplo, são limitados por causa do fuso horário, o que diminui o valor gerado na região.
Apesar da criação de uma nova competição ser considerada, as discussões entre NBA e Euroliga têm sido relacionadas a um auxílio entre ambas. Uma outra possibilidade seria a criação de um campeonato internacional, semelhante à Copa Intercontinental, organizada pela Fiba, ou a venda de parcerias entre as ligas.
As conversas seguem em fase inicial e ainda não foram definidos formatos ou locais de possíveis novos projetos.