Mutirão ‘Todos em Ação’ reúne cerca de 5 mil pessoas no Bairro Aero Rancho

A edição especial de fim de ano do mutirão Todos em Ação, realizada neste sábado (23), na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, no Bairro Aero Rancho, reuniu cerca de 5 mil pessoas, que puderam usufruir de mais de 300 serviços gratuitos oferecidos à população. A ação contou com a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Programa Mutirão, que reúne empresas diversas e órgãos do Judiciário para disponibilizar atendimentos à comunidade.

O Executivo disponibiliza, de forma itinerante, os serviços de todas as secretarias em diversos segmentos. A iniciativa ocorre na Região Urbana do Anhanduizinho, a mais populosa de Campo Grande.

“Essa parceria, que tem levado atendimento às 7 regiões da Capital, é uma importante ferramenta de descentralização das ações, da oferta de serviços fundamentais para as famílias. A gestão municipal seguirá fortalecendo esta iniciativa, possibilitando que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso a esses atendimentos de qualidade e perto de casa”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Quem passou pelo evento pôde levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que faziam parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). O FAC também realizou uma oficina de habilidades manuais para a confecção de enfeites natalinos.

A programação do Mutirão Todos em Ação incluiu, ainda, corte de cabelo, serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes.

Houve ainda a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), que prestou esclarecimentos sobre isenção de IPTU, cancelamento de débitos, denúncias de terrenos baldios, queimadas urbanas, invasão de área pública, além de orientações sobre a Lei da Anistia e regularização de edificações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu atendimentos voltados para o esclarecimento do Cadastro Único, com cadastramento, orientações e atualizações de dados, além da oferta de cursos e capacitações voltadas à geração de renda para a comunidade nas áreas de culinária, beleza e artesanato.

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou mais de 60 atendimentos de serviços como a intermediação em vagas de emprego, acionamento de seguro-desemprego, orientações sobre a carteira de trabalho digital e informações relacionadas a cursos de capacitação da Escola Funsat.

Lázara Aparecida dos Santos (48), foi até a escola com o objetivo de agendar uma entrevista de emprego para a próxima semana. Ela se candidatou a uma vaga de auxiliar de limpeza.

“Vou colocar em dia o meu currículo e quero uma dessas chances. Pelo que vi no mural, são 99 contratações para essa função que eu quero. Já trabalhei nessa atividade, o que talvez ajude. Estou há dois meses sem emprego”, destacou a moradora do Jardim Monte Alegre.

Moradora do Jardim Centenário, Elaine Roberta Martinez Brito (49), soube do mutirão através de um carro de som. Convidou as duas filhas para resolver questões que já pretendia tratar nos próximos dias.

“A minha caçula precisava agendar a primeira via do RG (Identidade), enquanto a do meio queria ter a carteira de trabalho digital e também olhar oportunidades de primeiro emprego. Teria que ir segunda lá na Funsat, mas aqui na escola deu para resolver o que precisava pra elas”, relatou a mãe de Débora Esther Martinez Brito, de 15 anos, e um dos mais novos cadastros da Agência de Empregos da Fundação.

Dentre os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, houve testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Aqui, a pessoa faz o teste de HIV, sífilis e hepatite, e o resultado sai em 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde, para que possa ser feito um exame confirmatório e, posteriormente, o acompanhamento”, explicou a superintendente em vigilância da Sesau, Veruska Lahdo.

Além disso, a estrutura levada pela Sesau contou com uma sala de vacinação e o consultório itinerante de medicina veterinária, o castramóvel, que realizou microchipagem em cães e gatos, coleta para exame de leishmaniose, além de orientações à população sobre morcegos, escorpiões e o mosquito transmissor da leishmaniose.

Acompanhada dos netos José Gabriel (21) e Melani Peres (22), dona Ivone Aparecida Domingos (68), moradora do Aero Rancho há 31 anos, contou que aproveitou o mutirão para usufruir de diversos serviços. Ela se disse muito satisfeita com o atendimento e exaltou a iniciativa de levar os atendimentos para os bairros.

“Passamos pela Defensoria, dentista e clínico geral. É muito importante trazer esse mutirão para perto de nós, pois, se eu fosse fazer tudo o que fiz aqui em um único lugar, teria problemas com locomoção, transporte, gastaria e seria bem mais demorado. Aqui foi tudo muito rápido, fácil e pertinho de casa. Estão de parabéns.”

Na sala da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a dona de casa Ana Maria Gonçalves (50), que mora no bairro há 28 anos, aproveitou a oportunidade para agendar a emissão do novo RG para toda a família.

“Foi tudo muito rápido e tranquilo. Agendei para todos os cinco da minha casa e agora vou procurar a sala de esmaltação para cuidar um pouco de mim”, comemorou.

A Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Ouvidoria-Geral também estiveram presentes, com um espaço voltado para receber demandas da população, como solicitações de serviços, reclamações, elogios e sugestões. “A presença da Controladoria e da Ouvidoria aqui é muito importante, pois podemos mostrar às pessoas como funciona o trabalho desses órgãos e orientá-las sobre quando e como recorrer a esses importantes instrumentos da administração pública”, explicou o controlador-geral de Campo Grande, Elton Dione de Souza.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) realizou atendimentos especiais voltados à renegociação de dívidas, além de cadastro e atualização de informações de forma facilitada. Moradora do Tijuca, a auxiliar administrativo, Vanessa da Silva (38), aproveitou a oportunidade para regularizar parcelas em atraso da casa da família.

“Ter esse tipo de atendimento aqui é extremamente importante porque, às vezes, pela correria do dia a dia, não temos tempo para nos deslocar até o centro, por exemplo, então facilita bastante para nós”, pontuou.

Em 2024, o Mutirão Todos em Ação já realizou mais de 93 mil atendimentos nos bairros Portal Caiobá (2 de março), Jardim Canguru (23 de março), Nova Campo Grande (20 de abril), Jardim das Hortências (18 de maio), Jardim Noroeste (22 de junho), Parque do Lageado (24 de agosto) e Aero Rancho (23 de novembro).

#PraTodosVerem : Na matéria há oito fotos: A primeira, utilizada na capa, mostra a população sendo atendida por servidores em mesas brancas plásticas, colocadas na quadra da escola; a segunda mostra a prefeita Adriane Lopes durante pronunciamento; a terceira foto mostra quatro profissionais cortando os cabelos de quatro pessoas e um grupo de pessoas sentadas em cadeiras ao fundo; a quarta imagem mostra Elainte Brito e a filha Débora, durante atendimento na estande da Funsat; a quinta foto mostra uma mulher de cabelos longos e pretos , usando um vestido laranja estampado, realizando teste rápido de ISTs, no estande da Sesau; a sexta foto mostra Dona Ivone Aparecida Domingos e os netos José Gabriel e Melani Peres; a sétima foto é da dona de casa, Ana Maria Gonçalves; a oitava foto mostra a auxiliar administrativo, Vanessa da Silva.



Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
3 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
1 mês ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas