O Mubadala, fundo soberano de investimentos de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e a SailGP, campeonato global de vela, anunciaram um investimento estratégico para a compra de um novo time que representará o Brasil. A equipe será a primeira sul-americana a entrar na liga.
O Brasil se juntará à linha de partida do campeonato global de vela no início da temporada 5, que começará em novembro deste ano. A SailGP é uma competição global com equipes nacionais competindo em catamarãs idênticos de 50 pés, equipados com tecnologia de ponta e alta velocidade, que disputam etapas em diversos países ao redor do mundo.
“O Brasil tem uma história incrível de sucesso na vela olímpica e é apropriado que agora estejam entrando nos ranques profissionais da SailGP. Isso abre um novo e muito significativo mercado para a liga, e estamos extremamente empolgados em desenvolver ainda mais a base de fãs do Brasil e fortalecer nossa conexão com a região”, disse Russell Coutts, CEO da SailGP.
“Essa aquisição não só adiciona valor ao nosso portfólio de investimentos, mas também está alinhada ao nosso compromisso de longo prazo de investir no Brasil, ao mesmo tempo em que aprimora nossa capacidade de gerar um impacto socioambiental positivo duradouro”, acrescentou Oscar Fahlgren, diretor de investimentos do Mubadala Capital.
O time Mubadala Brazil SailGP fará parceria com a empresa brasileira de esportes e entretenimento IMM para operar a equipe. De propriedade do ex-velejador olímpico brasileiro Alan Adler (CEO), o portfólio da IMM inclui eventos como Rio Open, Cirque du Soleil e São Paulo Fashion Week. Adler também é CEO da Brazil Motor Sports, promotora do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
A formação da equipe brasileira marca mais um capítulo na crescente relação entre a SailGP e o Mubadala. No ano passado, a empresa anunciou uma parceria global com a liga, consolidando um compromisso que se estenderá até a temporada de 2026.
No mês passado, ambas as organizações anunciaram uma nova parceria de produção com a Strata Manufacturing, uma instalação aeroespacial de propriedade do Mubadala, para desenvolver e fabricar novos hidrofólios e lemes da SailGP, que serão introduzidos na Temporada 5, além de outros elementos-chave dos catamarãs F50 da liga.
O acordo também visa a construção de um futuro sustentável, a partir da integração de práticas de investimento responsável com tecnologias de ponta. Além disso, o Mubadala continuará apoiando o SailGP Inspire, programa de educação e alcance comunitário juvenil da liga.
Vale lembrar que, no Brasil, o Mubadala está envolvido no investimento para a criação de uma nova liga de futebol. O fundo é parceiro comercial da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).