Amélie Oudéa-Castéra mostrou se o rio Sena está pronto para receber os Jogos Olímpicos em Paris
A duas semanas do início dos Jogos Olímpicos em Paris, a ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, provou que o rio Sena, um dos principais cartões postais do país e que será palco de algumas competições no evento internacional esportivo, está completamente despoluído.
Neste sábado, 13, a a ministra destacou que estava cumprindo uma promessa feita após críticas de que seria impossível concluir o processo de despoluição das águas a tempo da abertura dos jogos. O momento funcionou como uma espécie de cerimônia de inauguração antecipada.
Oudéa-Castéra contou com a companhia do triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant para provar que as águas estão aptas para melhor. Próximo às pontes Alexandre III e Invalides, local previsto para as provas de maratona aquática e triatlo, ela mergulhou e brincou.
“Foi uma emoção indescritível. Estamos sonhando e esperando por isso. Teve muito trabalho envolvido por anos feito por um grupo de pessoas e fomos bem-sucedidos. Graças aos jogos, estamos intensificando o desafio de tornar o rio pronto para nadar”, disse ela, de acordo com a imprensa francesa.
O processo de despoluição foi colocado em dúvida por pessoas em todo o mundo. Foi preciso dedicação das autoridades francesas para entregar o rio dentro do prazo previsto para a abertura das Olimpíadas. Apesar do teste feito pela ministra, em 17 de julho está previsto um novo procedimento para verificar a qualidade da água.
A abertura dos jogos está marcada para 26 de julho com um desfile ao longo do rio Sena. Um ensaio técnico está previsto para terça-feira, 16, e deve atrair olhares de curiosos. A expectativa de entregar uma aberta repleta de beleza urbana proporcionada pelo cartão postal.