Ícone do site SUDOESTE MS

Ministério da Gestão propõe mudanças nas gratificações em reunião de mesa de negociações dos servidores do INSS

Ministério da Gestão propõe mudanças nas gratificações em reunião de mesa de negociações dos servidores do INSS


Último encontro da mesa foi no fim do maio Representantes dos trabalhadores e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) se reuniram nesta quarta-feira (dia 3) em mais uma reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social.
Segundo a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a proposta do governo é de uma nova tabela de remuneração para a categoria, com a aplicação de 9% no vencimento básico (VB).
De acordo com o diretor da entidade, Cristiano Machado, a proposta extingue a Gratificação de Atividade Exclusiva (GAE), a transformando na Gratificação de Atividade (GAT), o que a categoria discorda.
– O risco de tornar a GAE uma gratificação de valor fixo, e não o atual percentual de 160% do salário básico, é, no futuro, o governo indicar reajustes apenas ao vencimento básico, porque, a rigor, o que é salário, para a categoria, é o vencimento básico – afirma Machado. – Ou seja, o governo extingue uma gratificação que hoje dá uma garantia para os trabalhadores. Quando há um percentual muito baixo de reajuste, considerando que o VB é muito baixo, (a GAE) garante um aumento um pouco maior no salário, na remuneração. Nos posicionamos contra a extinção da GAE por entender que ela é uma conquista importante.
Ainda segundo a Fenasps, depois que o MGI entregar a proposta formalmente, os números devem ser analisados.
Essa é a terceira reunião da mesa. O último encontro aconteceu em 29 de maio, quando o governo e representantes dos trabalhadores discutiram reajustes salariais dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte

Sair da versão mobile