Kylian Mbappé foi apresentado oficialmente no Real Madrid na manhã desta terça-feira (16), em um evento que lotou o Estádio Santiago Bernabéu. Mas, mesmo antes de ter vestido a camisa do clube, o craque francês já causava um grande impacto como novo ativo comercial merengue.
O atacante foi o personagem principal de uma novela que demorou meses para chegar no capítulo mais esperado pelo Real Madrid, o de sua transferência. Depois de diversas especulações, Mbappé finalmente conseguiu deixar o Paris Saint-Germain, clube pelo qual atuou nas últimas sete temporadas.
Considerado um dos melhores jogadores do mundo, o jogador carrega consigo uma grande influência comercial, consequência de sua capacidade de impactar fãs ao redor do mundo. Além de ser um dos principais rostos da Nike, Mbappé também é patrocinado por marcas como Hublot, Oakley, Dior e EA Sports.
O atual capitão da seleção francesa deu uma demonstração de sua influência no mundo do futebol ao ser anunciado pelo Real Madrid. Ao comunicar a conclusão da transferência do jogador, o clube obteve um crescimento de 780 mil seguidores em sua conta no Instagram, um aumento maior do que o obtido no dia em que foi campeão da Champions League pela 15ª vez. Um detalhe: o título foi conquistado no dia 1º de junho, dois dias antes do anúncio da contratação.
Qualquer publicação que envolva o jogador nas redes sociais do Real Madrid gera um alcance explosivo. Juntos, os três últimos posts que citam Mbappé feitos pelo clube somam mais de 10 milhões de interações no Instagram.
Assim como seu novo clube, o jogador também observou uma explosão nas próprias redes sociais. Em sua postagem anunciando a transferência, Mbappé ultrapassou o montante de 16 milhões de interações em menos de uma semana. Além disso, ganhou 2,9 milhões de seguidores em um dia. Atualmente, soma 119 milhões de fãs no Instagram.
O potencial comercial gerado pela chegada de Mbappé ao Real Madrid teve uma clara demonstração após o anúncio do número que seria utilizado pelo craque. Assim como grandes nomes da história do clube merengue, o francês vestirá a camisa 9.
Assim que as vendas foram iniciadas, torcedores partiram para as lojas do Real Madrid para comprar os uniformes com o nome do francês. Além dos pontos de venda físicos, muitos fãs recorreram ao site do clube, que não suportou o volume de compras.
A alta demanda causou dificuldades logísticas, que incluíram a queda do site e entregas com possibilidade de atrasos de até seis semanas, prazo que se normalizou nos dias seguintes.
Apresentação
O primeiro contato da torcida do Real Madrid com seu novo craque aconteceu nesta terça-feira (16), com o Estádio Santiago Bernabéu como palco da apresentação. A expectativa era de que a casa merengue, que comporta mais de 80 mil pessoas, ficasse lotada para ver os primeiros passos de Mbappé na Espanha. E a expectativa se confirmou.
Os ingressos foram disponibilizados na última sexta-feira (12), e a procura, assim como no caso da camisa, também foi explosiva. O site utilizado pelo Real Madrid chegou a contar com mais de 100 mil pessoas na fila virtual aguardando para poder obter as entradas.
Torcedores chegaram, inclusive, a revender os bilhetes, distribuídos gratuitamente pelo clube, por valores que alcançam € 100, conforme publicado pelo jornal espanhol Marca.
Os impactos causados pela transferência de Mbappé se estendem ao mercado que o craque deixou para trás. Além do prejuízo ao Paris Saint-Germain, que perdeu seu melhor jogador e um dos seus principais ativos, a ida do atacante para a Espanha também impactou a Ligue 1, o Campeonato Francês.
Com a saída de Mbappé, o futebol francês se vê agora sem nenhum jogador considerado acima da média, já que, nos últimos anos, nomes como Neymar, Lionel Messi, Edinson Cavani e Ángel Di María também deixaram a liga. Nesse cenário, a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP), órgão responsável pela competição, teve grande dificuldade em negociar os direitos de transmissão domésticos.
Depois de iniciar a busca por um novo parceiro com planos de faturar € 1 bilhão por ano, a Ligue 1 terminou as negociações para o próximo ciclo de mídia com seu pior acordo dos últimos 19 anos, fechado por apenas € 500 milhões anuais.