Ícone do site SUDOESTE MS

Mesa Diretora aprova projeto arquitetônico do novo plenário da Assembleia Legislativa

Mesa Diretora aprova projeto arquitetônico do novo plenário da Assembleia Legislativa

Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (27), o projeto arquitetônico do novo plenário da Casa de Leis, em Campo Grande. As obras devem começar no segundo semestre de 2025. 

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro (Progressistas), o projeto foi elaborado pela Delmondes Arquitetura e interiores. O material atendeu todas as especificações previstas no programa de necessidades elaborado pela equipe técnica do Legislativo.
Grande

Ainda segundo divulgado, o novo plenário terá 3.500 metros de área construída, capacidade para 700 pessoas e um estacionamento no subsolo com 150 vagas. O futuro plenário terá estrutura de apoio para as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, incluindo espaço para a Rádio e TV Assembleia. 

O espaço onde ocorrem as sessões também foi pensado acomodar as salas da imprensa, onde serão realizadas as entrevistas coletivas, salas de recepção das autoridades e para os funcionários da Casa (segurança, taquigrafia, cerimonial).

Preservação

Gerson Claro ressaltou que obra não exigirá a supressão de nenhuma árvore nativa. ” Vamos executar um projeto sustentável, o que não poderia ser diferente pois a Assembleia está no Parque dos Poderes, um patrimônio ambiental muito rico em plena urbana de Campo Grande que tem de ser preservado”, comenta. 

Foi dito que o plenário atual da Casa comporta 300 pessoas, insuficiente para comportar eventos que atraem públicos maiores, que acabam tendo de ser realizados no Palácio Popular da Cultura.  

Para o presidente, a construção do novo espaço reafirma a importância do Legislativo como um pilar fundamental da democracia, onde é garantido que as vozes da população sejam ouvidas e representadas com ainda mais qualidade e estrutura.

O atual plenário foi entregue em 1986, na Segunda Legislatura, com a presença do então governador Wilson Barbosa Martins.
 

Fonte

Sair da versão mobile