Em meio à programação do G20 Rio de Janeiro – 2024, a Educação ganhou destaque nesta terça-feira (18) em um seminário internacional promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e parceiros, incluindo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Education Above All.
O evento, intitulado “Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável”, reuniu lideranças globais para discutir como a educação pode mitigar mudanças climáticas, promover saúde pública e impulsionar objetivos de inclusão e sustentabilidade.
Representando Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para a região Centro-Oeste, Hélio Daher, destacou a relevância da participação no evento como parte da agenda do G20.
“É na escola que abordamos todos esses temas, onde nossos jovens passam a ter contato com temáticas ambientais e sociais de forma mais aprofundada. Momentos como esse, de discussões em diferentes esferas, são fundamentais para orientar nossas Políticas Públicas, bem como as práticas adotadas a fim de atingir os objetivos previstos pela cúpula do G20”, afirmou o secretário.
O seminário, realizado em três painéis ao longo do dia, contou com a presença de figuras de peso, como a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; a secretária de Educação Continuada do MEC, Zara Figueiredo; o embaixador do Catar no Brasil, Ahmed Al Shaibani; e o diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Rémy Rioux, entre outros líderes globais.